Você guarda ou poupa seu dinheiro? Entenda a diferença!

Os seus gastos são realmente menores do que o valor que você ganha todos os meses? Quanto dos seus ganhos podem ser economizados e poupados para metas e objetivos futuros? Essas perguntas, embora simples, dizem muito sobre o seu perfil financeiro e sobre o modo no qual você está acostumado a administrar suas finanças. Poupar e economizar não são sinônimos quando o assunto é investimentos e hoje você poderá aprender as diferenças e aplica-las em seu dia a dia!

Quanto Você Realmente Ganha Por Mês?

Você já se questionou sobre quanto recebe todos os meses? Retirando os gastos básicos, quanto sobra para que você invista ou gaste com lazer e supérfluos? Gastar menos do que se recebe é uma das regras fundamentais para quem deseja investir e possuir uma vida financeira saudável, mas otimizar o valor que ‘sobra’ todos os meses também faz parte do processo de aprendizado econômico.

Conhecer detalhadamente sua folha de pagamento e seu extrato bancário faz toda a diferença, pois possibilita um maior controle dos gastos e garante que você esteja sempre poupando e não apenas economizando.

Economizar x Poupar

Embora muito utilizados em contextos semelhantes, poupar e economizar não são a mesma coisa! De forma simplificada, o dinheiro poupado é aquele retirado antes de você pagar todas as contas, ou seja, cerca de 10% a 15% destinados diretamente aos investimentos; já o dinheiro que você economiza vem dos hábitos diários, portanto, são resultado de escolhas financeiramente positivas, como renuncias à supérfluos e mudanças de hábitos que fazem com que, ao final do mês, seu saldo esteja cada vez maior.

Certamente economizar é importante e faz grande diferença nas finanças, mas o segredo para garantir sucesso econômico está em conseguir poupar cada vez mais. Em suma, quanto maior a quantia poupada ao começo do mês, menor é a necessidade financeira para pagar contas e viver com tranquilidade até o próximo pagamento. Se você poupa assim que recebe e ainda assim consegue economizar ao longo das semanas, fechando o mês com saldo positivo, com certeza você alcançou o ideal financeiro e pode ser considerada uma pessoa rica!

Tenha um Planejamento de Gastos

Para facilitar o controle de gastos e garantir que as economias façam parte de seu dia a dia, elabore um planejamento onde você consiga visualizar todos os gastos e receitas, assim será possível analisar possíveis cortes e até mesmo rever alguns gastos, como assinaturas e serviços que não são utilizados.  Aqui em nosso site disponibilizamos uma planilha de Controle de Gastos Pessoais, que pode te ajudar a organizar suas finanças de forma prática. Faça o download agora mesmo!

Além disso, com um planejamento de gastos você poderá acompanhar mensalmente o seu desempenho economizando e poderá programar um aumento do dinheiro que é poupado, garantindo que você não irá passar nenhum tipo de necessidade e que ainda assim será possível pagar as contas que surgirem no mês. Sem esse recurso, muitas pessoas acabam perdendo o controle e gastam além da medida, prejudicando majoritariamente o orçamento e não conseguindo poupar e tampouco economizar.

Não Perca Dinheiro: Invista Com Sabedoria

E o que fazer com todo esse dinheiro? Investir! Se você já tem algum dinheiro poupado e não está fazendo nenhum tipo de investimento você já está perdendo dinheiro com a inflação. Para evitar esse transtorno e ainda garantir maiores lucros, direcione suas economias para um investimento que supra suas necessidades em longo prazo. Converse com um consultor financeiro e descubra qual o investimento ideal para você e veja como o dinheiro, quanto bem direcionado, pode gerar ainda mais dinheiro.

Se interessou? Leia o nosso artigo: Como perder o medo de investir

Um bom planejamento econômico e investimentos direcionados são a chave para fazer com que seu dinheiro renda cada vez mais e possa ser utilizado para realizar sonhos e metas sem prejudicar seu orçamento. Não perca mais tempo esperando e mude agora mesmo a sua forma de gastar (e investir) seu dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *