Entendendo e acompanhando as taxas do mercado financeiro

No jornal impresso ou TV, sempre exite a seção com os índices e taxas do mercado financeiro, como a Ibovespa, Selic e outros, não é mesmo?
Mas, se você está aqui, provavelmente não entende muito bem o que significam ou como funcionam. Vamos por partes?
Nesse blog post iremos explicar de forma simples, para que você possa investir e até mesmo analisar se o trabalho da sua consultoria de investimentos está sendo bem realizado.
Controle sua vida financeira com nossa Planilha Gratuita de Gastos Pessoais!
O que é o mercado financeiro?
O mercado financeiro é composto por instituições que negociam produtos financeiros. De grosso modo, são instituições que negociam dinheiro.
Bancos, corretoras de investimentos, empresas de consultoria e planejamento financeiro e muitos outros são os players do tal mercado financeiro.
A forma como elas operam varia muito. Algumas emprestam para ter rentabilidade com juros, outras tomam emprestado para realizar seus projetos.
Se estiver procurando uma empresa para fazer seu planejamento financeiro, e te orientar em como investir da melhor maneira no mercado, fale com a V10 investimentos!
Quais as taxas do mercado financeiro?
O mercado financeiro envolve diversas taxas, e é comum nos perguntarmos como elas impactam nossa vida e saúde financeira.
Para o investidor, as taxas são o termômetro do dinheiro aplicado.
Dependendo do investimento escolhido, elas podem dizer diretamente se vale a pena ter o dinheiro aplicado e o prazo correto para cada aplicação.
Estas são as principais taxas que interferem diretamente nos investimentos:
SELIC
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros definida pelo governo a partir da inflação, crescimento do país e outros pontos. Ela é a base direta para Tesouro Selic, LCI’s e LCA’s.
Aumentar a taxa SELIC é a forma que o governo tem para reduzir diretamente a inflação.
Da mesma forma, reduzi-la permite correção dos preços e, consequentemente, aumento da inflação (o que geralmente é um preço que o governo aceita pagar para ter crescimento econômico).
IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, é o indicador da inflação no país.
O Tesouro IPCA e os CDB’s estão diretamente ligados a esse indicador, já que são investimentos que garantem rentabilidade acima da inflação – ou seja, acima do IPCA.
Comum ver investimentos desse tipo com a taxa IPCA + 5%, por exemplo, o que garante ao investidor 5% de rentabilidade livre de inflação.
TR – Taxa referencial
Essa é a famosa taxa que incide na poupança e também no rendimento do FGTS.
A Taxa Referencial é uma taxa mensal que foi criada para servir de referência para a taxa de juros no Brasil, numa tentativa de controlar a inflação durante o governo Collor, no início dos anos 1990.
Se você já fez um financiamento habitacional, tem trabalho com carteira assinada ou já aplicou na caderneta de poupança, provavelmente já ouviu falar o que é TR.
Ficou mais claro agora?
Analisar estas taxas é fundamental para investir com cautela e conhecimento. Para evitar surpresas no futuro, seu investimento precisa ser planejado com base em seus objetivos e prazos.
Para entender seu momento financeiro, acesse nossa planilha gratuita de Diagnóstico Financeiro!