QUER SE APOSENTAR SEM DEPENDER DO INSS? APRENDA AGORA!

Tempo de leitura: 3 minutos

Finalmente é hora de se aposentar! Todos os anos de trabalho finalmente valeram a pena e você poderá dar início ao período de descanso mais do que merecido. Mas você não espera viver apenas da aposentadoria do INSS, certo? Esse é um dos maiores erros dos brasileiros e uma das principais causas da postergação dos anos de trabalho para a população do século XXI.

Quer saber como se livrar do fantasma do INSS e ainda assim garantir tranquilidade durante a aposentadoria? Então vamos falar sobre independência financeira!

A Importância da Independência Financeira

A independência financeira é uma das melhores formas de garantir segurança financeira, principalmente durante a aposentadoria. Ser independente financeiramente significa fazer com que seu dinheiro em aplicações trabalhe por você e garantir que a principal fonte de renda não seja seu trabalho.

Em geral, a independência financeira é consequência de anos de planejamento financeiro familiar, poupando cada vez mais e aumentando não apenas o valor investido, como também a porcentagem de lucro gerada através dos juros compostos. Não se trata de uma aplicação com retorno imediato, mas sim da criação de uma reserva para longo prazo que se tornará autossuficiente, garantindo qualidade de vida e superando a renda ativa.Interessado? Vejo o Passo 6 da nossa série de artigos sobre Planejamento Financeiro: Rumo a Independência Financeira

INSS: Burocracias e Atrasos Para Pagamentos

Depender única e exclusivamente do INSS pode ser uma opção cômoda, mas em longo prazo é demasiadamente prejudicial. Em primeiro ponto, o valor restituído pelo INSS é debitado com altas taxas e está suscetível às nuances das leis trabalhistas. Além disso, nem sempre o funcionário irá receber integralmente seu pagamento, o que prejudica caso seja necessário aposentar antes do período instituído.

Ao solicitar a aposentadoria, ainda é necessário passar por uma série de processos burocráticos, que levam tempo e podem vir a atrasar ainda mais o recebimento do benefício; sendo assim, torna-se inviável manter o INSS como única opção de aposentadoria. Afinal de contas, ninguém deseja passar anos trabalhando para ter ainda mais trabalho na hora de retirar a aposentadoria, não é mesmo?

Previdência Privada: Vale a Pena?

Como alternativa direta ao modelo do INSS, é possível encontrar opções de previdência privada, que consiste em poupar todos os meses e direcionar essa quantia para um investimento 100% dedicado à sua aposentadoria, que siga princípios semelhantes ao de aposentadoria tradicional, mas que ofereça liberdade e flexibilidade relacionadas ao valor final. No entanto, quando comparada com os demais modelos de investimento, a previdência privada pode oferecer menor rentabilidade, consequência de uma estrutura em prol da segurança desse investimento.

Quando falamos sobre independência financeira como forma de substituir a aposentadoria, devemos estar sempre atentos ao controle financeiro e às estratégias de aplicação, buscando as melhores opções de rentabilidade em longo prazo sem que isso prejudique o que fora investido até então.

Uma alternativa é rever os investimentos periodicamente e moldá-los de acordo com o padrão de vida idealizado para a aposentadoria, dessa forma será possível decidir entre as aplicações para descobrir qual traz um número maior de vantagens.

Dentre os investimentos realizados para independência financeira, o Tesouro Direto e os CDBs são boas alternativas, mas a avaliação do seu perfil de risco será imprescindível em seu planejamento, por isso, busque ajuda de um consultor de investimentos profissional.

Não perca tempo. Faça hoje mesmo seu planejamento financeiro pessoal!

Planeje Sua Independência Financeira e Comece Agora Mesmo

A verdadeira estratégia para quem deseja tranquilidade e ter uma aposentadoria sem depender do INSS é começar a poupar o quanto antes e planejar-se por objetivos.

Estabelecer um planejamento financeiro meticuloso e atento às nuances do mercado também possibilita uma rentabilidade maior, focando sempre em aplicações de médio e longo prazo e remanejando-as de acordo com a necessidade. Com disciplina e a ajuda de um bom consultor financeiro você certamente encontrará alternativas para uma aposentadoria tranquila e livre de trabalhos para manter a renda ativa; a independência financeira tem como principal objetivo fazer com que apenas quem trabalhe seja o seu dinheiro, rendendo cada vez mais para você!

Gostou do artigo sobre como viver de renda sem preocupar-se com o INSS? Veja também a playlist sobre Independência Financeira que temos em nosso canal do Youtube. Clique abaixo e acesse agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *