CDB e CDI: Entenda as Diferenças e a Relação Entre Eles

As inúmeras siglas do mercado financeiro são um dos principais desafios para quem deseja começar a investir.

Para facilitar o entendimento e garantir um planejamento financeiro pessoal adequado, é fundamental que você conheça as siglas e sua respectiva importância no mercado financeiro. 

Hoje falaremos sobre duas siglas muito semelhantes, que se relacionam, mas que possuem papéis distintos nas finanças e que são essenciais para quem deseja investir: CDB e CDI.

O Que é o CDB?

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um tipo de investimento de renda fixa que pode ser entendido como uma forma de empréstimo em que um banco pega dinheiro emprestado de pessoa física. 

O valor é devolvido com uma taxa de juros, que representa a rentabilidade conquistada pelo investidor. Ao comprar um CDB você estará emprestando dinheiro para que o banco realize suas negociações e empréstimos para outros clientes.

CDBs podem ser prefixados ou pós-fixados. A diferença entre eles é que no prefixado a taxa de juros é definida previamente, não variando de acordo com as mudanças do mercado financeiro.

Já nos pós-fixados, tipo mais comum, a taxa de juros de seu investimento varia conforme o índice a qual ele é atrelado. Spoiler: muitas vezes esse índice é o CDI, que vamos explicar mais a frente.

Vantagens do CDB

Em caso de investimento em CDB pré-fixado, você saberá antes mesmo de investir qual o valor a ser retirado no final do prazo de investimento. 

O CDB também possui a segurança do FGC – Fundo Garantidor de Crédito, órgão regulamentador que irá te ressarcir em até R$ 250.000 reais em caso de falência ou quebra do banco.

No entanto, assim como os demais investimentos, o CDB possui cobrança de impostos sobre a rentabilidade alcançada. Em contrapartida, esse valor reduz cerca de 65% e o IOF cai para 15% após o segundo ano de investimento. 

Isso faz do CDB um ótimo investimento para longo prazo, sendo uma boa opção para quem busca fazer uma reserva de emergência.

Ao contrário do imaginado, o CDB não precisa ser adquirido diretamente com em um banco, pois o mesmo pode ser encontrado também através das corretoras. Cada banco possui um CDB e você com certeza encontrará o ideal para sua carteira de investimentos, com o prazo e o retorno que deseja.

Quer se aprofundar no que é CDB? Confira nosso artigo completo aqui!

Entendendo a Importância do CDI

Mas e o CDI? Você já se perguntou por quê nunca conseguiu investir nos Certificados de Depósito Interbancário? 

A verdade é que, ao contrário do CDB, o CDI não é um investimento e sim uma taxa referencial, como a Selic.

O CDI existe pois no fechamento diário de mercado todos os bancos precisam ter sobra de caixa, não podendo ter um saldo negativo. Para que isso aconteça, instituições financeiras precisam solicitar empréstimos de outras.

O CDI diário é a média entre as taxas desses empréstimos, e seu valor costuma acompanhar de perto a taxa Selic. 

Por ser um grande regulador do mercado financeiro, o CDI é utilizado como referencial para investimentos bancários, especialmente o CDB. 

Percebe como foi formada a relação entre essas duas siglas? Você encontrará investimentos de CDB com rentabilidade pautada em um percentual do CDI, que pode variar entre valores irrisórios como 50%, até valores mais altos, como 110% ou 120%.

Encontre Bons Investimentos Com Base no CDI

Para garantir bons investimentos em CDB, é importante que você conheça o CDI que está sendo utilizado como referencial para somente então calcular a rentabilidade. 

Conhecer o CDI e buscar sempre por investimentos que ofereçam um percentual superior a 90% de CDI é uma das estratégias mais simples e eficazes para quem deseja crescer no mercado financeiro.

O mercado de finanças não é um bicho de sete cabeças e está longe de ser o maior pesadelo de quem deseja enriquecer. Uma vez que você desmistifica as siglas e entende a relevância de cada componente, investir se torna uma atividade mais simples e descomplicada.

E você, já está pronto para encontrar o CDB ideal para sua carteira de investimentos? Lembre-se, o mesmo precisa estar de acordo com seu planejamento e seus objetivos pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *