Vale a Pena Investir em Altcoins?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está atento ao mercado financeiro, certamente já ouviu falar sobre os famigerados altcoins, que prometem substituir (e até mesmo superar) o bitcoin na categoria de criptomodeas; mas nem tudo o que reluz é ouro e por isso é preciso estar muito atento antes de realizar um novo tipo de investimento!

É fundamental que você entenda um pouco mais sobre os altcoins e suas peculiaridades antes de dar início à um novo tipo de aplicação por se tratar de uma tendência!

O Que São os Altcoins?

Primeiramente, é preciso entender o que são os altcoins e o porquê essas criptomoedas estão ganhando relevância no mercado financeiro. Assim como o bitcoin, os altcoins são moedas criadas com base na tecnologia do Blockchain, ou seja, um código-fonte que contém códigos menores referentes às criptomoedas em questão. Para ter acesso a um altcoin é necessário “garimpar” o código-fonte até que sejam encontrados os códigos de cada moeda.

O primeiro altcoin surgiu em 2011, três anos após o bitcoin, dando início à um leque totalmente novo de criptomoedas. Ao contrário do bitcoin, os altcoins possuem peculiaridades que os tornam mais atrativos para determinados tipos de investidores, como a segurança e discrição nas transações, maior velocidade de transferência de valores e até mesmo variações na quantidade de energia necessária para operar sua criptografia.

Além disso, a alta variedade de altcoins disponíveis no mercado facilita a especulação em alguns casos, visto que são mais de 2 mil tipos de altcoins disponíveis para investimento atualmente. Dentre os altcoins, os mais populares (também mais seguros) estão o Ethereum, Litecoin, Anoncoin, Wings, Bitcoin Cash, Ripple, entre outros.

O Sucesso do Bitcoin em 2017

O altcoin chamou a atenção do público investidor após o ‘boom’ do bitcoin no ano de 2017, quando o assunto começou a ser tratado como investimento e não apenas como um sistema de transações financeiras etéreas e impalpáveis. A valorização do bitcoin surpreendeu tanto investidores quanto especialistas em tecnologias relacionadas às criptomoedas, uma vez que a moeda já pode ser utilizada em compras cotidianas, inclusive no Brasil!

Sendo assim, é natural que haja uma grande expectativa relacionada aos altcoins como forma de substituir e superar o bitcoin e sua estrondosa ascensão, mas todos sabemos que não há uma receita simples e fácil de como ficar milionário.

Quer saber mais sobre o investimento em Bitcoins e criptomoedas? Clique aqui!

Os Principais Riscos de Investir em Criptomoedas

O que não é muitas vezes considerado na hora de investir em um altcoin, no entanto, é o fato de, assim como o bitcoin, ser um dinheiro que não está ligado à nenhuma instituição governamental, além de sua alta volatilidade. Outro fator importante acerca dos altcoins é sua extrema dependência à segurança das redes, o que o torna suscetível a ataques, como os que já aconteceram com códigos de bitcoins, que não podem ser rastreados e tampouco recuperados.

Você se considera um investidor conservador e não sabe onde aplicar o seu dinheiro? Clique aqui e descubra!

Aprenda Formas Seguras de Investir em Altcoins

Para investir em altcoins é necessário experiência e sangue frio, além de um perfil de investimento agressivo, pois não há garantias em curto prazo e você estará sempre dependente das criptografias e suas respectivas formas de segurança. Contudo, se ainda assim o mercado de criptomoedas for algo atrativo, é fundamental que o planejamento de investimentos e a escolha do altcoin sejam feitos junto à um profissional especializado, como um consultor financeiro pessoal ou em uma empresa que já atue com consultoria de investimentos.

Não arrisque perder dinheiro no mercado financeiro por despreparo ou por ansiedade em investir naquilo que é dado como tendência. Estudar um investimento e compreender suas peculiaridades é o primeiro passo para não se prejudicar e lucrar com finanças.

Consulte nossos consultores financeiros e aprenda como investir em altcoins com o apoio e suporte necessários!