Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre LCI e LCA

Tempo de leitura: 2 minutos

As inúmeras siglas do mercado financeiro são um verdadeiro dilema para quem está começando a investir. Para quem deseja investir em longo prazo, muito comum a escolha de investir em LCI e LCA. Mas, você sabe o que são esses investimentos e como eles atuam no mercado financeiro?

O Que é Uma Letra de Crédito?

As letras de crédito são rendimentos renda fixa e tanto a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) quanto a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos emitidos por um determinado banco e lastreados para determinados setores da economia brasileira. Por operarem diretamente nos setores de crescimento econômico, ambos os títulos são isentos de Imposto de Renda.

Ao investir em uma letra de crédito é possível determinar se esta será pré-fixada ou pós-fixada, oferecendo maior liberdade para o investidor brasileiro. Em casos de investimentos em letras de crédito pós-fixadas é adicionado o percentual do CDI.

Além disso, as letras de crédito oferecem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250.000, evitando que você perca o valor investido em caso de quebra ou falência da instituição financeira responsável. Vale a pena lembra que o FGC é o mesmo Fundo que protege o dinheiro que fica na Poupança.

Leia também: Desvendando o FGC – Fundo Garantidor de Crédito

LCI x LCA: Qual a Melhor Opção?

A verdadeira diferença entre as LCIs e LCAs está no destino que terá o dinheiro investido, visto que ambas as letras de crédito possuem finalidade pré-determinada. Em geral, para descobrir qual a melhor opção o investidor deve analisar as LCs disponíveis e seu planejamento financeiro, para ver qual cabe melhor em seus objetivos.

O valor irá variar de acordo com a escolha de investimento, com a instituição financeira responsável e com o tempo desejado para retirar esse valor. Por não possuírem liquidez diária, as letras de crédito rendem mais de acordo com o tempo estipulado para a retirada. Dessa forma, investir em letras de crédito é uma recomendação feita principalmente para quem deseja manter investimentos em longo prazo.

Vantagens das Letras de Crédito

Quando comparados com os demais tipos de investimentos, as letras de crédito apontam como vantagem a isenção do imposto de renda, o que facilita o cálculo da rentabilidade e aumenta os lucros para o investidor.

Para quem deseja investir acima do valor assegurado pelo FGC, a recomendação é variar a carteira com letras de crédito de instituições financeiras distintas, assim como aplicar parte em LCI e parte em LCA, evitando que o valor total ultrapasse R$ 250.000 e garantindo que, em situações extremas, seja possível recuperar todo o valor investido.

Por se tratar de um investimento de Renda Fixa, é recomendado para investidores com perfil conservador assim como para quem está começando no mundo das finanças. Ao encontrar boas oportunidades de LCI e LCA, não se deve retirar o dinheiro já aplicado para transferi-lo, mas sim encontrar um equilíbrio para a carteira e redirecionar os futuros investimentos para não perder um valor já aplicado.

As LCs são uma excelente opção para famílias que desejam poupar para o futuro dos filhos e para quem deseja estabilidade financeira sem depender da aposentadoria, além de ser uma ótima opção para os investidores que ficam ansiosos com os investimentos e tendem a movimentar demais investimentos de liquidez diária.

Com as letras de crédito basta investir sempre e aguardar as excelentes rentabilidades em longo prazo! E você, já sabe qual meta do futuro você alcançará investindo nas letras de crédito?

Fazer download do e-book