Saiba Como Utilizar Seu Cartão de Créditos Sem Criar Dívidas!

Tempo de leitura: 4 minutos

O cartão de crédito pode ser um grande aliado na hora de fazer compras à prazo e realizar alguns sonhos, mas o mau uso dessa ferramenta é o que leva a maioria dos brasileiros ao desespero. Apesar de ser um modo prático e rápido de obter dinheiro, as altas taxas e os juros rotativos são a porta de entrada para dívidas cada vez maiores e intermináveis.

Cartões de Créditos São os Vilões do Seu Planejamento Financeiro?

Se você já se endividou por causa da fatura do cartão de crédito sabe o quão tentador (e perigoso) é utilizar o cartão como uma válvula de escape para gastos que certamente não se encaixariam em seu orçamento. A ilusão de poder aquisitivo oferecida pelo cartão de crédito é o verdadeiro inimigo de quem deseja ficar rico com inteligência financeira.

Ao contrário do que é divulgado, no entanto, o cartão de crédito não é um vilão e o verdadeiro problema está no mau uso de seus recursos. A ausência da educação financeira durante a infância e adolescência faz com que os brasileiros não saibam os verdadeiros riscos que esse pequeno pedaço de plástico pode causar quando utilizado sem responsabilidade.

Quando utilizados com consciência e dentro do planejamento financeiro, os cartões de crédito podem ser verdadeiros aliados, especialmente para quem realiza compras com valores altos frequentemente.

Clique e veja como Fazer Seu Planejamento Financeiro Pessoal

Conheça o Seu Cartão!

Para que o cartão e o planejamento financeiro familiar andem de mãos dadas é preciso que você conheça realmente o que seu cartão de crédito tem para oferecer, e principalmente o que ele irá cobrar. Converse com seu gerente e peça para conhecer as opções disponíveis antes de aceitar o primeiro contrato que for colocado à mesa. Pergunte sobre como cada taxa irá implicar na fatura e questione o valor cobrado pelo uso do cartão, ou seja, a anuidade.

Descubra qual opção melhor se adequa ao seu planejamento financeiro e opte sempre por limites baixos. O alto limite do cartão de crédito pode parecer uma boa ideia em longo prazo, mas pode ser a causa de compras parceladas que prejudicarão todo o controle financeiro nos próximos meses.

Comprar com o cartão de crédito é tentador, mas vale lembrar que comprar com o dinheiro em espécie garante poder de negociação.

Descubra as Vantagens

Caso o cartão de crédito faça parte de sua realidade como uma necessidade no dia a dia, é importante descobrir o que ele pode trazer de vantagem em longo prazo. Um exemplo simples e muito eficaz pode ser encontrado nos programas de pontos e milhas fornecidos por algumas bandeiras de cartão, que convertem todo o crédito consumido em pontos que podem ser trocados por produtos ou milhas aéreas, garantindo que você economize com outras situações.

Muitos bancos fazem parcerias culturais e acabam por oferecer descontos para usuários de seus cartões em cinemas, shows, eventos e peças de teatros. Vale a pena se informar com relação às parcerias que seu cartão de crédito pode te oferecer.

Atenção! O programa de pontos de seu cartão não deve ser utilizado como ‘desculpa’ para compras desnecessárias e que fujam o planejamento financeiro.

Autocontrole e Disciplina

Na hora das compras, vale lembrar do planejamento financeiro familiar e buscar seguir o que foi proposto para não atrapalhar os demais investimentos. O cartão de crédito é uma ferramenta e só deve ser utilizado quando for realmente necessário. O autocontrole é fundamental para evitar gastos supérfluos e garantir que as compras sejam realizadas de forma racional.

Se você não possui tal disciplina e acaba utilizando o cartão de crédito de forma inconsciente, a melhor dica é deixar o cartão guardado em casa e evitar, sempre que possível, possuir mais que um cartão de crédito. Acompanhar o extrato mensal também auxilia no processo de controle financeiro e redução de gastos. Nunca chegue ao limite de seu cartão de crédito.

Se interessou no assunto? Clique e leia: Como Se Livrar do Hábito de Gastar Por Impulso

Cartão de Crédito Não é Fonte de Renda!

O mais importante para quem não quer criar dívidas com o cartão de crédito é não ver no cartão uma segunda fonte de renda e entender seu uso como pequenos empréstimos realizados pelo banco, que terão seus juros cobrados e que, caso não for quitado na data prevista, trará péssimas consequências para sua saúde financeira. Tenha sempre muito cuidado com suas compras e mantenha o controle de gastos atualizado. Lembre-se: as dívidas do cartão de crédito não caducam!

Se você sonha em investir e ganhar dinheiro investindo seu dinheiro em aplicações, garantindo independência financeira e uma excelente qualidade de vida, saiba que o cartão de crédito pode ser o fator decisivo para impedir a realização desses objetivos.

Entre em contato com um de nossos consultores e agende já uma reunião para que você tenha uma vida financeira organizada e consiga alcançar suas metas e objetivos.

Fazer download do e-book