Perfil de investidor: Qual o seu e como montar sua carteira com base nele

Tempo de leitura: 5 minutos

Um bom planejamento financeiro pessoal deve ser desenvolvido para atender às necessidades e características de um indivíduo. Dentre os aspectos importantes, talvez o principal seja a identificação do Perfil de Investidor.

É muito comum as pessoas nos perguntarem quais são os melhores investimentos do mercado. A resposta para essa pergunta é uma só: eles não existem.

Afinal, o melhor investimento é aquele que é adequado à realidade de cada um. Por isso, não é possível apontar apenas uma solução no momento de definir uma boa aplicação.

Mas qual é o seu perfil de investidor? Primeiro vamos definir melhor o que é um perfil de investidor e como ele é definido.

O que é Perfil de Investidor?

Perfil de investidor é uma forma de identificar as pessoas e estruturar seu planejamento financeiro a partir do seu grau de tolerância ao risco.

Cada tipo e produto de investimento possui um risco diferente. Risco pode ser definido como a volatilidade de um investimento. Produtos de risco elevado podem ter um rendimento de 20% em um mês, e rendimento negativo de 20% no próximo.

Algumas pessoas têm menos tolerância a ver seu principal investimento sofrendo uma queda acentuada, e gostam que seus investimentos sejam mais constantes e sempre positivos. 

Outras lidam melhor com possíveis quedas, mesmo que acentuadas, mirando uma rentabilidade maior a longo prazo.

planejamento financeiro pessoal

Importante: Alguém possuir um perfil de investidor profissional não significa, por exemplo, que sua carteira não poderá ter investimentos de baixo risco. 

Um perfil de risco define como dividir investimentos de riscos diferentes dentro de uma carteira.

Mas quais os tipos de perfil de investidor?

Tipos de perfil de investidor

Existem diferentes classificações para perfis de investidor. A que utilizamos aqui na V10 investimentos consiste em 4 categorias:

Perfil de investidor conservador

Esse é o grupo de pessoas que têm grande aversão aos investimentos mais arriscados. Não costumam diversificar suas aplicações e são considerados poupadores disciplinados.

Normalmente possuem um grau baixo de conhecimento de investimentos, por isso são os grandes alvos dos gerentes de banco, se tornando investidores da Caderneta de Poupança. 

Se você investe na poupança aconselho ler este nosso artigo com 10 investimentos melhores que a caderneta de poupança.

Perfil de investidor moderado

Este perfil é marcado pelo começo da abertura a investimentos de risco mais elevado. São abertos a mudanças e novidades, mas precisam de um certo tempo para se adaptar e se sentir confortáveis com a aplicação.

Os moderados diversificam sua carteira aos poucos, com planejamento, sem excessos e de forma racional. É uma característica que permite fazer boas escolhas e obter resultados satisfatórios no médio e longo prazo.

Mas não se engane: com qualquer sinal de insegurança, eles reveem a estratégia no mesmo instante com o objetivo de retomar o equilíbrio.

Perfil de investidor sofisticado

Este investidor já entende que, normalmente, o retorno está ligado ao risco. Aqui as carteiras já passam ter uma predominância de investimentos de risco elevado.

Outra característica é que aqui os investidores já tem mais conhecimento em relação ao mercado financeiro, além de acompanhar mais de perto as movimentações que impactam na economia local e mundial.

Perfil de investidor profissional

Com carteiras focadas quase inteiramente em produtos de risco, os investidores profissionais estão mais que dispostos a enfrentar oscilações para conseguir bons resultados a longo prazo.

São mais maduros em termos de tempo de investimento, e procuram fazer planejamentos financeiros mais complexos e longos.

Mas como descobrir qual o seu?

Teste de perfil de investidor

A V10 desenvolveu um teste que indica qual seu perfil de investidor, mas é importante que ele seja preenchido de maneira correta para que o resultado realmente corresponda ao seu perfil. 

O teste contém perguntas sobre sua tolerância ao risco, conhecimento de mercado e objetivos ao investir.

O problema é que as pessoas sabem que investimentos de maior risco são os que podem entregar a maior rentabilidade. Isso as leva a preencher o teste de uma forma que demonstre que estão mais abertas a riscos.

Só que na prática o que vemos com os clientes da V10 é bem diferente. 

Clientes que mentem no teste de perfil recebem carteiras com investimentos de risco maior. Após a primeira oscilação negativa (não necessariamente uma grande oscilação) eles nos procuram preocupados com seu patrimônio, e no fim recebem carteiras mais moderadas.

Ao preencher o teste de perfil de investidor, tome as seguintes medidas:

  • Pense além da Rentabilidade – por permitirem rentabilidades a longo prazo  investidores, que não consideram a fundo as implicações desses riscos. É preciso pensar também nos contras que vem com boas rentabilidades.
  • Leve sua situação de vida em consideração – momentos de vida complicados exigem mais cautela na tomada de riscos. Ter um filho ou estar em uma transição profissional são exemplos de situações que exigem que você tenha mais segurança em relação ao seu patrimônio, o que significa menos exposição a riscos.
  • Se coloque no lugar de alguém que perdeu dinheiroInvestimentos de risco vão, mais cedo ou mais tarde, gerar diminuições em seu patrimônio. Se você nunca passou pela situação de ver um investimento seu ter rendimento negativo, dificilmente consegue realmente entender como irá reagir. Aqui na V10 investimentos percebemos que nossos clientes que fazem o teste de perfil de investidor e já tiveram experiência com renda variável tem resultados muito mais precisos. 
  • Seja sincero sobre seu conhecimento de mercado – Somente assim você garante que seu resultado de perfil vai gerar uma carteira que realmente corresponde ao que você espera.

Agora chegou a hora. Clique aqui para fazer o download gratuito do teste de perfil financeiro!

Fazendo o download você recebe, além do teste em si, as instruções para seu preenchimento, como as acima, e também um guia para montar sua carteira de acordo com seu resultado.

Aqui vamos mostrar esse guia também, explicando como dividir investimentos dentro de sua carteira de acordo com sua nota.

Qual o seu perfil de investidor?

Primeiro responda ao teste de perfil de investidor, clicando neste link aqui.

Ao completar as respostas você receberá uma nota que vai de 7 a 33. Sua nota determina qual seu perfil de investidor.

De 7 a 12 pontos: Conservador

De 13 a 20 pontos: Moderado

De 21 a 27 pontos: Sofisticado

De 28 a 33 pontos: Profissional

Já adianto que não precisa se preocupar em ser colocado em um perfil que você não considera correto. Você pode fazer testes e entender como ajustar sua carteira de uma forma que fique mais adequada ao que você espera.

Mas como seu perfil determina a escolha de investimentos para sua carteira?

Como montar sua carteira de acordo com seu perfil de investidor

Quando vamos estruturar a carteira de nossos clientes aqui na V10 investimentos, sempre partimos do resultado do teste de perfil financeiro.

Por isso, estruturamos um modelo básico de distribuição de carteira de acordo com a nota do teste. Para cada categoria de perfil, dividimos em duas possibilidades, uma mais conservadora e uma mais arrojada.

Antes de adotar estas indicações como resposta absoluta para montar sua carteira lembre-se que é preciso achar a combinação de produtos que funciona melhor para você!

Carteiras para investidores conservadores:

Perfil de investidor para planejamento financeiro planejamento financeiro para investidores conservadores

Carteiras para investidores moderados:

planejamento financeiro para investidores moderados planejamento financeiro para investidores moderados

Carteiras para investidores sofisticados:

planejamento financeiro para investidores sofisticados planejamento financeiro para investidores sofisticados

Carteiras para investidores profissionais:

planejamento financeiro para investidores profissionais planejamento financeiro para investidores profissionais

Lembrando: esses gráficos não representam, necessariamente, o modelo de carteira que vai funcionar para você. 

Tenha essas divisões como base, mas faça testes e ajustes até chegar a uma configuração que te deixe satisfeito!

E qual o próximo passo? Começar a investir!

A V10 se dispõe para fazer uma consultoria gratuita com você, te ajudando a dar os primeiros passos para alcançar os resultados que você deseja.

Quero uma consultoria gratuita com a V10 investimentos!