Como Lidar Com as Altas Consecutivas da Bolsa de Valores?

Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente você já se deparou com os super otimistas dizendo que a bolsa de valores está batendo recorde históricos. No entanto, poucos profissionais apontam os verdadeiros riscos de partir para o mercado de ações e depositar as esperanças em um sistema volátil e inseguro.

O investidor que possui um perfil conservador ou até mesmo moderado deve estar sempre atento aos movimentos da bolsa, com intuito educativo e até mesmo para compreender parte do mercado de finanças, mas o mesmo não deve, de forma alguma, desconsiderar que a bolsa de valores é um dos investimentos que mais decepciona investidores quando falamos de rentabilidade e estabilidade financeira.

Por Que as Altas da Bolsa Atraem o Olhar do Investidor?

Com o aumento da bolsa de valores, é comum que exista uma migração de investimentos. Se você está considerando essa opção, talvez seja hora de conversar com seu consultor de investimento sobre os riscos. Analisar na ponta do lápis quais são as vantagens oferecidas. A estratégia está em conhecer a fundo cada um dos investimentos e o que eles trarão em longo prazo, entende?

As altas consecutivas da bolsa de valores significam, para muitos, a chance de ficar rico do dia pra noite! No entanto, poucos são os investidores que consideram o fator de oscilação. É um erro esquecer que da mesma forma que a bolsa subiu extraordinariamente nos últimos meses, ela pode vir a cair a qualquer momento. Não fornece estabilidade ao investidor.

Não há garantias de que o mercado de ações continuará alto. Aqueles que não conseguirem revender suas ações com lucro, acabarão perdendo dinheiro. Abrirão mão de uma rentabilidade significativa caso esse mesmo dinheiro fosse direcionado para a renda fixa por exemplo.

Nesse momento você pode se questionar sobre a possibilidade de lucrar com o mercado de ações. Pode até lembrar de um amigo do seu primo que ganhou muito dinheiro com esse tipo de negociação, mas aí é que está a diferença: são raros os casos de lucro significante, enquanto os casos de perda de dinheiro e decepção no mercado de ações são relatos rotineiros.

Você está mesmo disposto a arriscar seu suado dinheiro? Pense nisso.

Preze Por Investimentos Seguros

É mais simples (e até mesmo confortável) preencher a carteira com investimentos que permitam uma boa noite de sono. Garantir que seu dinheiro está trabalhando para você.

Essa é a vantagem que apenas investimentos de baixo risco podem lhe oferecer.  Se o seu foco com os investimentos é aumentar seu poder aquisitivo e garantir uma estabilidade financeira com bons resultados, é inviável arriscar perder dinheiro. Fundamental mesmo é gerar mais dinheiro, mesmo com baixa rentabilidade.

Investir em Tesouro Direto, CDB, Fundos DI pode parecer monótono para muitas pessoas, mas é o que fará diferença no futuro quando você for recolher a rentabilidade desses simples investimentos. Embora a emoção da bolsa de valores seja cativante, é necessário pensar de forma racional e organizar a carteira de investimentos com opções seguras e rentáveis.

Perfil de investidor: Clique aqui e descubra agora qual o seu!

A Importância do Planejamento em Longo Prazo

É importante ter em mente de que os investimentos feitos hoje terão resultados efetivos em longo prazo. Cada centavo poupado atualmente pode vir a gerar excelentes valores no futuro. Muitas pessoas caem na euforia do mercado de ações e esquecem de seus planejamentos futuros, traçados inicialmente com tanta cautela.

Conhecer os investimentos seguros e suas respectivas rentabilidades permite que você monte uma carteira variada e que atenda todas as necessidades de seus planos e metas, mas se você ainda tem receios de investir, basta solicitar a ajuda de um consultor de finanças, para que você aprenda e não corra o risco de cair em falsas vantagens como muitos caem (e ainda irão cair) ao investir na bolsa de valores.

E agora, o que eu faço?

Preze sempre pelo investimento seguro e conheça para qual objetivo está indo cada parte de seu dinheiro. Assim, será mais fácil administrar a ansiedade de investir na bolsa. Você terá ciência de que de acordo com seu perfil, as opções seguras de investimento são a melhor escolha para o seu dinheiro.