Faça Hoje Mesmo Seu Planejamento Financeiro Pessoal

Tempo de leitura: 3 minutos

A Importância do Controle Financeiro

Você já pensou em viajar, trocar de carro, comprar uma casa ou investir nos estudos de seus filhos e não teve dinheiro suficiente para isso? Essa decepção financeira é mais comum do que imaginamos, principalmente em um país como o Brasil onde não há nenhum tipo de educação financeira e falar sobre dinheiro ainda é um verdadeiro tabu.

Contudo, saiba que seus grandes sonhos podem (e devem) ser realizados, desde que haja um planejamento prévio e disciplina para manter o foco ao longo dos anos. O controle financeiro é a verdadeira chave para o sucesso e para a concretização dos sonhos.

O planejamento financeiro pessoal possibilita uma percepção acerca de quais são as receitas e despesas de cada pessoa, facilitando a identificação de gastos supérfluos e auxiliando no processo de escolha para poupar cada vez mais. Um indivíduo que conhece suas finanças sabe valorizar ainda mais cada centavo presente na conta, pois possui uma visão ampla do potencial financeiro e entende a importância das decisões tomadas com seu capital.

O controle financeiro se trata, portanto, de um conjunto de hábitos que implicam diretamente no cotidiano de uma pessoa, mas que em contrapartida, proporciona um conhecimento aprofundado sobre finanças e facilita a administração financeira de modo a garantir uma estabilidade financeira no futuro e permitir a realização de diversos sonhos.

Metas, Objetivos e Investimentos

Ao elaborar um planejamento financeiro pessoal é possível criar estratégias financeiras para alcançar metas de curto, médio e longo prazo. O modelo do planejamento financeiro pessoal também auxilia na criação de um fundo de reserva para emergências, formando pouco a pouco, uma reserva equivalente a 6 meses de despesa para ser utilizada, como próprio nome já diz, em casos emergenciais.

O planejamento financeiro permite a setorização das economias, direcionando assim parte para gastos supérfluos, parte para a reserva emergencial e parte para investimentos. Cada pessoa possui um modelo financeiro diferenciado, motivo pelo qual cada planejamento financeiro é exclusivo e intransferível.

Separe seus extratos e comprovantes de compra, até mesmo daquele cafezinho da segunda feira. Coloque tudo na ponta do lápis e você verá a importância do planejamento financeiro. Sem perceber, você certamente deixa boa parte de seu dinheiro esvair através de pequenos gastos. O planejamento financeiro pessoal irá ensinar você a desviar desses gastos e utilizar o valor poupado para investir e gerar ainda mais dinheiro.

Quem sabe em alguns anos o dinheiro do cafezinho não se torna a possibilidade de uma independência financeira, não é mesmo? Tudo irá depender de suas prioridades!

Não Deixe Para Amanhã e Faça Hoje Mesmo Seu Planejamento!

Atualmente é possível realizar o planejamento financeiro pessoal através do uso de aplicativos e planilhas facilmente administráveis, mas a melhor forma de montar um planejamento de acordo com suas metas e objetivos é com o auxílio de um contador. Um profissional especializado saberá observar quais gastos podem ser cortados e orientará a mudança de hábitos no cotidiano de modo a aumentar o lucro obtido ao final de cada mês.

Além disso, o contador saberá apontar quais investimentos condizem com seu planejamento financeiro, estabelecendo um modelo financeiro equilibrado. A orientação profissional é fundamental para quem está começando no mercado de finanças, especialmente para quem deseja melhorar o quanto antes o planejamento financeiro pessoal.

Converse com seu consultor e monte uma planilha completa sobre suas transações. Entenda a origem de seus gastos, o potencial das receitas, a necessidade de cada um dos seus investimentos e comece hoje mesmo a mudar seus hábitos de consumo em prol dos seus sonhos e de suas metas. O planejamento financeiro pessoal nada mais é que uma escada para levar você ao ponto mais alto que você almejar!

Fazer download do e-book