7 dicas para economizar no Natal

Tempo de leitura: 2 minutos

Ninguém gosta de virar o ano com o bolso pesado. Por isso, nada melhor do que pegar algumas dicas para economizar no Natal.

A gente já mostrou a importância de gastar menos do que se ganha e como as finanças podem ser cruciais para a felicidade de um casal.

Então, tome nota para ter um fim de ano tranquilo e um começo de ano com o pé direito.

Economizar no Natal: seu bolso agradece

O que o planejamento financeiro nos ensina é que grande parte das conquistas depende apenas de nós mesmos.

Não é diferente quando o assunto é economizar no Natal. Com as nossas dicas, você vai acertar no presente sem errar nas despesas.

1. Defina quanto quer gastar

Estabelecer um teto máximo de gastos é o primeiro passo para uma boa economia. Separe entre 10% e 30% do seu rendimento líquido mensal para as compras de Natal. Esse limite deve ser adequado à sua realidade, nunca se esquecendo de seus gastos fixos, que são a prioridade.

2. Defina quem presentear

Depois do teto de gastos, é importante fazer uma lista das pessoas que você quer presentear. São dois limites essenciais para não extrapolar suas despesas. Priorize os mais próximos e vá aumentando a listagem enquanto os presentes couberem no seu orçamento.

3. Antecipe suas compras

Além de encontrar mais opções de produtos, ao antecipar suas compras você pode escolher com mais calma, sem o desespero dos que deixam para a última hora. Assim, você descobre mais promoções e pode optar por presentes que não vão doer no seu bolso.

4. Pesquise bastante

Essa dica é diretamente afetada pela anterior. Ninguém consegue pesquisar bons produtos, preços e promoções sem o mínimo de tempo. Antecipar as suas compras vai dar a liberdade necessária para você encontrar as melhores opções de presentes do mercado.

5. Faça compras sozinho

Se você quer realmente economizar no Natal, essa dica é preciosa: vá às compras sozinho. Ir ao shopping acompanhado de filhos, marido/esposa ou amigos é um prato cheio para gastos acima do planejado. Desde um brinquedo a mais para as crianças ao chope no restaurante ao final da maratona.

6. Priorize compras pela internet

Pesquisas indicam que, em média, compras pela internet são 25% mais baratas do que as realizadas em lojas físicas. Se você for daqueles que não curte bater perna por shoppings, mergulhe nas milhares de opções existentes no mundo virtual. Seu orçamento agradece.

7. Faça compras à vista

Os parcelamentos são um convite às compras. Para quem quer economizar no Natal pode ser uma boa opção. Mas aí mora o vilão da falta de um planejamento financeiro: você se compromete com parcelas no futuro quem não sabe se vai poder arcar. Por isso, sempre sugerimos priorizar compras à vista, para se ater ao teto de gastos estabelecido e não descontrolar suas finanças.

Siga nossas dicas que suas festas de fim de ano vão terminar cheias de alegria.

Quer saber como economizar nas férias? Veja aqui.
Quer descobrir lugares baratos para viajar? Veja aqui.