Dicas Poderosas de Economia Doméstica Para Toda a Família

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem Economiza Junto, Enriquece Junto!

A economia doméstica é um dos fatores fundamentais para conseguir economizar, poupar e investir em família sem que um dos membros fique sobrecarregado financeiramente. Além disso, crianças que crescem em um ambiente onde há consciência financeira tendem a crescer e aplicar tais conhecimentos em sua vida.

Uma família que economiza junto todos os dias, usufrui dos lucros juntos em viagens, novos carros ou de boas universidades. Mas nenhuma dessas conquistas vem de forma simples ou sem esforços, pois tudo isso só é possível graças à dedicação de cada um dos membros da família para poupar e economizar cada vez mais!

Para que você e sua família consigam trabalhar as finanças com qualidade, separamos aqui algumas dicas fundamentais que fazem toda a diferença na hora de lidar com economia doméstica:

Planilha de Gastos

Antes de começar, elabore uma planilha com os ganhos e os gastos de toda a sua família, de modo que seja possível enxergar como o dinheiro vem sendo utilizado. A planilha também possibilita uma visão racional dos gastos e uma análise acerca dos supérfluos, facilitando cortes e incentivando mudanças na vida financeira da família.

Divida as Tarefas da Casa

Por que pagar uma faxineira ou empregada doméstica se é possível dividir as tarefas da casa? Economize em serviços básicos e perceba o quanto você consegue poupar apenas por realizar os serviços domésticos. Elabore uma planilha com todas as tarefas e para incentivar as crianças, ofereça pequenas recompensas ao final de cada semana, para que elas também entendam como a participação delas é fundamental para a realização dos sonhos de todos.

Faça a lista de compras

Antes de ir ao mercado, separe uma lista com tudo o que é necessário e siga-a fielmente. Evite ir ao mercado com fome e faça as compras sempre pesquisando qual o melhor preço e verificando se as ofertas realmente condizem com o enunciado. Pode ser trabalhoso e exaustivo nas primeiras vezes, mas você verá o resultado na hora de passar o cartão. Compre o necessário e evite o desperdício de comidas. Além disso, ao comprar somente o que está faltando, você terá sempre alimentos frescos em casa.

Cuide do seu pet em casa

Se você tem um cão ou gato, certamente investe em algum pet shop para banhos e cuidados com a pelagem. Mas, ele realmente precisa tomar banho toda semana? Calcule o quanto é gasto com banho, gasolina e até mesmo seu tempo e veja se não é mais fácil simplesmente juntar a criançada e dar banho em seu bichinho em casa. Caso você não saiba aparar os pelos e sinta receio de tosar seu pet, apenas reduza a quantidade de visitas ao pet shop e reutilize esse dinheiro para poupar e investir.

Opte por marmitas e lanches

Levar marmitas e lancheiras para todos os lugares possibilita que, além de se alimentar de forma saudável, você economize grandes quantias ao final do mês. Quer confirmar? Calcule o quanto você gasta almoçando fora todos os dias e veja o quanto você poderia estar poupando. O mesmo vale para as crianças na escola, que gastam no recreio o suficiente para comprar um brinquedo bacana ou novos livros ao final de cada mês.

Cancele assinaturas desnecessárias

Se ninguém assiste aos canais de filme, se ninguém realmente vai à academia e se as revistas recebidas ficam empilhadas ao lado do sofá, não há motivos para continuar pagando por tais serviços. Economize esse dinheiro e direcione-o para novos investimentos. Muitas vezes não percebemos o quanto gastamos com bobagens no dia a dia, especialmente com serviços que mal utilizamos.

Crie Metas e Objetivos Para Toda a Família

A família deve se reunir e decidir em conjunto quais as finalidades do dinheiro poupado e investido, dividindo-o em projetos de longo prazo, como a compra de um apartamento ou uma aposentadoria para os mais velhos. Médio prazo, como uma viagem em família para o exterior ou a troca do carro. E sem esquecer das metas de curto prazo, sejam elas para a casa ou para seus moradores.

Quando as metas são decididas em conjunto, é mais fácil conciliar os desejos de todos e elaborar um plano de economias que atenda às necessidades da família. Se todos terão parte de seus sonhos realizados com as economias, todos também irão participar e se dedicar ao máximo para alcançar cada um dos objetivos, principalmente as crianças! A economia doméstica é o método perfeito para aproximar a família, compartilhar os maiores sonhos e conquista-los em conjunto.