Cuidados ao Escolher um Profissional do Mercado Financeiro

Tempo de leitura: 5 minutos

Falar sobre finanças não é uma tarefa fácil, mas fazer do mercado financeiro o seu instrumento de trabalho é ainda mais complexo e desafiador. É comum encontrarmos diversos tipos de profissionais que atuam no mercado financeiro, especializados em um tipo de atendimento ou em um determinado modelo de aplicação.

Para quem está chegando agora, isso pode parecer extremamente confuso, mas acredite, uma vez que você entender a logica por trás dos profissionais de finanças você poderá ter uma maior segurança e lucrar ainda mais com suas aplicações.

Os Diferentes Profissionais do Mercado Financeiro

Se você ainda tem dúvidas na hora de contratar um profissional para te ajudar com investimentos e aplicações, tenha em mente que o mercado financeiro, assim como os demais setores da economia, é complexo o suficiente para exigir diversos tipos de profissionais para um bom desempenho. Além disso, por se tratar de um setor tercerizável (como a revenda de aplicações por bancos), possui diversos graus de lucratividade, exigindo, portanto, diferentes tipos de conhecimento por parte dos vendedores e gerenciadores.

Para evitar que você contrate um profissional que não se adequa as suas verdadeiras necessidades, selecionamos aqui os principais atuantes no mercado financeiro e suas respectivas funções e interesses, garantindo que você tenha certeza de que está fazendo bons negócios e que, em longo prazo, o profissional contratado consiga atingir (e até mesmo superar) suas expectativas.

Gerente do Banco (há conflitos de interesse)

O gerente do banco tende a ser o primeiro contato entre o cidadão comum e o mercado de investimentos. Sempre com propostas limitadas, o gerente irá buscar enquadrar seu cliente, independente da renda, em um dos modelos de aplicações já existentes no banco.

Quando falamos em investimentos, nem mesmo para quem não deseja se aprofundar no mercado financeiro o gerente do banco pode ser uma opção, pois, suas ofertas possuem demasiadas taxas e não trazem, em sua maioria, benefícios em longo prazo para o investidor, sendo apenas uma forma de manter com baixo rendimento. Outro ponto importante é que os investimentos propostos pelo seu gerente podem ser tendenciosos, com objetivo pessoal de bater metas internas, afinal de contas, o banco precisa lucrar com as negociações e investimentos de seus clientes, e o gerente é o ponto chave para que isso aconteça.

Atendimento personalizado é algo que você pode esquecer quando procura esse tipo de profissional. Eles costumam ter centenas (há bancos que possuem 600 clientes por gerente) de clientes sob sua responsabilidade. Se ele lembrar seu nome já é algo fora do comum. O foco do gerente costuma ser reativo, apenas na solução de problemas e não nos produtos financeiros.

Private Banker (há conflitos de interesse)

O private banker realiza o atendimento de clientes que possuem mais de R$ 5 milhões em aplicações, orientando nas estratégias de investimentos e realizando um planejamento referente ao patrimônio. Apesar de ainda depender dos serviços oferecidos pelo banco, o private banker oferece um leque um pouco maior de opções e teoricamente deveria ser mais próximo de seus clientes, como um serviço particular, porém ainda vinculado com a instituição bancária em questão, esse cenário de exclusividade não será possível. Contar com um private banker pode trazer a falsa sensação de segurança, pois o investidor ainda está ligado às vendas com lucros direcionados à instituição financeira. O private banker trabalha, em primeiro lugar, para o banco, é o banco que paga o seu salário e, caso o private banker obedeça ao direcionamento da alocação do banco, seu bônus será maior.

Agente Autônomo de Investimentos (há conflitos de interesse)

O agente autônomo de investimentos é o representante das corretoras financeiras. Conhecido por ser tendencioso, te indicará investimentos que na grande maioria das vezes não se adequam ao seu perfil de risco, visando quase que somente seus ganhos sobre o serviço que está prestando. O Agente Autônomo de Investimentos sobrevive de taxas que você paga e não percebe, como taxas ocultas e corretagens. Sendo que produtos mais arriscados pagam mais dinheiro para ele que produtos menos arriscados. Tesouro Direto então? Esqueça, o Agente Autônomo não tem incentivos a te oferecer esse tipo de produto. O Agente autônomo só quer te oferecer debentures, CRIs, CRAs, COEs e operações em bolsa. Tudo isso gera bastante comissão para ele.

É um mercado de transferência de renda, entre o cliente, passando pela corretora e caindo no bolso do Agente Autônomo, onde o cliente nunca sabe quanto realmente está pagando.

Consultor de Investimentos (não há conflitos de interesse)

O consultor de investimentos, possui uma abordagem mais íntima, buscando compreender as necessidades do cliente para, em seguida, oferecer opções dentro do mercado financeiro, com base no horizonte de investimentos, a tolerância ao risco e o prazo de aplicação estabelecidos, popularmente conhecidos como suitability.

A indicação de investimentos é direcionada e personalizada, mas um ponto que chama atenção é que o consultor não possui autorização para operar ou implementar as aplicações de seus clientes, atuando integralmente na consultoria e no apoio na hora de escolher o melhor conjunto de aplicações. Ele direcionará o cliente às suas aplicações, conforme seu perfil.

Como o cliente que contrata a consultoria de investimentos, o consultor atua como um “funcionário” do cliente, defendendo seus interesses nas instituições financeiras.

Planejador Financeiro (não há conflitos de interesse)

Além de oferecer todo o serviço do consultor de investimentos, o planejador financeiro irá avaliar a vida de seu cliente como um todo, de modo a elaborar um planejamento que envolva o patrimônio e até mesmo as questões tributárias, alocando e definindo o direcionamento dos investimentos.

Por trabalhar com os princípios e por conhecer o estilo de vida financeiro de seus clientes, o planejador financeiro consegue moldar cada vez mais a carteira de investimentos para alcançar todos os objetivos. Suas propostas não são tendenciosas, tendo como foco principal o alcance das metas do cliente.

Da mesma forma que o Consultor de Investimentos, o Planejador Financeiro certificado, pode apresentar a melhor solução para sua vida financeira.

A Verdade Sobre Os Profissionais Que Tem Conflito de Interesse

Esses profissionais não dão a mínima para os objetivos e sonhos dos clientes, não foram treinados para isso, além de sempre estarem pressionados a baterem suas metas pessoais impostas pelas instituições em que trabalham.

O Agente Autônomo de Investimentos que se diz independente por exemplo, seria muita inocência achar que ele não tem meta de ganhos em cima de cada cliente. Esse serviço normalmente se baseia em recomendar algum produto financeiro que tenha uma taxa “escondida”, esse dinheiro passa pela corretora, que pega sua parte e o restante vai para o Agente Autônomo de Investimentos, e você nem sabia.

E o pior, esse cenário acontece diariamente, em mais de 90% dos casos.

Busque o Apoio de Profissionais Qualificados

Na hora de contratar uma empresa para cuidar de suas finanças, esteja atento aos interesses da mesma que vão além do preço do seu serviço. Verifique também se essa empresa é certificada por meio dos órgãos competentes, no Brasil é a CVM.

Não perca tempo ou dinheiro trabalhando com quem não possui o know-how para fazer com que seus objetivos sejam verdadeiramente alcançados, nem com quem está vinculado com outras instituições e tem de lidar com o conflito de interesses. Atualmente, muitos profissionais atuam sem conhecimento ou certificação, mas os verdadeiros prejudicados são seus clientes.

Agora que você já conhece os profissionais do mercado financeiro, é hora de escolher qual melhor se adequa à sua proposta de enriquecimento e assim dar início ao seu planejamento de investimentos. Aqui na V10 Investimentos, somos consultores e planejadores financeiros. Buscamos a satisfação completa dos nossos clientes quando o assunto é investimentos e finanças, e, será um prazer ter você conosco, realizando seus objetivos e sonhos.

Qualquer dúvida basta nos ligar ou enviar um email que estamos a disposição.