Como Perder o Medo de Investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Investimentos e finanças podem parecer um verdadeiro ‘bicho de sete cabeças’ para quem não está acostumado com essa realidade, mas uma vez que você conhece todas as vantagens de aplicar seu dinheiro é comum querer desbravar cada vez mais esse mundo de investimentos e fazer parte desse grupo de pessoas que conseguem fazer com que o dinheiro trabalhe por elas.

Os Primeiros Passos no Mercado de Finanças

Antes de investir qualquer dinheiro no mercado de finanças é preciso analisar sua capacidade financeira e seus hábitos de gastos, verificando qual será o dinheiro utilizado para investir e como você irá poupar todos os meses para tornar as aplicações viáveis. Se você já tem um dinheiro reservado para isso, não peça ajuda para seu gerente bancário e busque o apoio de um consultor financeiro; os bancos tendem a oferecer investimentos com rentabilidade reduzida e diversas taxas que não condizem com a sua proposta de investir.

Aproveite para estudar sobre o assunto e anote todas as dúvidas que surgirem para saná-las com o consultor. Você deve conhecer o mercado de investimentos e suas estruturas. Retire algumas horas da sua semana para estudar profundamente sobre esse assunto e comece a traçar um plano de investimentos. A insegurança para investir vem, principalmente, da falta de conhecimento sobre os métodos de investimentos atuais, portanto, uma vez que você domina esse assunto, investir deixa de ser um tabu.

Clique aqui e saiba mais sobre como funciona um planejamento financeiro!

Saiba Suas Metas e Objetivos  

Nesse período de organização, comece a analisar os motivos pelos quais deseja investir. Se você deseja uma aposentadoria garantida, por exemplo, precisa traçar um plano de investimentos diferente do destinado à compra de um carro em três anos. Sendo assim, é importante conhecer cada um dos seus objetivos e o quanto eles irão custar, para em seguida elaborar um plano de investimentos que atinja todos os setores e contemple as necessidades.

Conheça os Diferentes Tipos de Aplicações

Uma vez que você tiver conhecimento do mercado de investimentos e das suas necessidades, é hora de conhecer os diferentes tipos de aplicações e suas respectivas peculiaridades. Nesse ponto, vale a pena pedir a ajuda do consultor financeiro para encontrar a melhor opção para seu perfil de investimentos. Essa orientação é necessária por garantir que todos os investimentos tenham um propósito e que, dentre todas as opções disponíveis, você encontre a melhor.

O Tesouro Direto tende a ser a primeira opção para quem começa a investir, mas dentro desse setor de investimento há um leque de opções, como o Tesouro Prefixado, Tesouro SELIC, Tesouro IPCA, entre ouros modelos de aplicações. Conhecer sobre cada um deles e com o apoio do consultor você com certeza fará a melhor escolha para seus investimentos e não precisará ter medo de perder dinheiro.

Interessado? Clique aqui e leia nosso artigo: Quais são os investimentos conservadores?

Investindo Com Segurança!

Quanto mais conhecimento na área, mais fácil é investir. Contudo, investir não é tão complexo e pode ser realizado por qualquer pessoa. Se você sente vontade de desbravar esse mundo, peça apoio à um consultor e comece com investimentos de valores mais baixos; aos poucos você ganhará confiança e perceberá que não há tanto mistério em aplicar seu dinheiro. Evite ao máximo investir com bancos ou com terceiros, busque sempre um profissional experiente e uma empresa de confiança para começar. Em poucos meses você poderá ver os resultados e sentirá todo o medo desaparecendo ao mesmo tempo em que seus lucros aumentam!

Agende uma reunião com a V10 Investimentos e tenha exclusividade, atendimento próximo e alta rentabilidade.

Fazer download do e-book