Como Organizar Suas Metas e Objetivos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Economizar para investir é uma das maiores dificuldades para quem deseja entrar no mercado de finanças, especialmente em casos onde o hábito de consumir e gastar já estão enraizados no dia a dia do indivíduo. Uma das formas mais fáceis de reverter o consumismo em economias e dinheiro para investimento é através do estabelecimento de metas e objetivos. Você sabe quais são os seus objetivos e metas para o futuro?

Nunca é Tarde Para Começar

Não pense que o hoje é tarde demais para planejar algo para seu futuro, tampouco deixe seus objetivos de lado apenas por se sentir ‘velho demais’ ou ‘sem disposição’. Com o planejamento financeiro ideal e bons investimentos, qualquer pessoa pode realizar seus sonhos.

Sendo assim, separamos aqui uma lista fácil para você começar a se organizar financeiramente (e psicologicamente) para alcançar todos os seus objetivos e metas.

Quer ler 7 dicas para juntar dinheiro em 2018? Clique aqui!

Anote Todos os Seus Desejos

Comece anotando todos os grandes objetivos: uma reserva para a faculdade dos filhos, carro novo, imóvel próprio, a viagem para Europa no aniversário de casamento ou até mesmo uma reforma para ampliar seu negócio. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis e pontuado com grau de prioridade. Anote também em quanto tempo você pretende obter cada um desses objetivos.

Descubra o Quanto Custa Cada Desejo

Agora é a hora que o bolso pesa! Faça as contas e descubra quanto cada um desses seus desejos irá custar. Leve em consideração todos os fatores e, caso precise aproximar o valor, mantenha um valor sempre acima, para que seu planejamento conte com um preparo financeiro para emergências ou possíveis mudanças.

Você terá em mãos o valor de cada objetivo e o prazo para tornar isso realidade. É hora de ser realista: isso tudo cabe em seu orçamento? Caso a resposta seja negativa, analise suas finanças pessoais e avalie se há como você aumentar sua renda (investimentos, um segundo trabalho, horas extras etc.) para que consiga realizar suas metas. Se ainda assim a resposta for negativa, é hora de rever e talvez reprogramar os desejos para um prazo maior.

Organize Suas Economias

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e organizar seu orçamento de acordo com cada um dos objetivos. Tenha sempre metas de curto, médio e longo prazo, que variem entre 3 meses, 1 ano, 5 anos ou o período que for necessário. Decida quanto do seu orçamento será destinado para cada meta, de modo que seu dinheiro consiga pagar totalmente a conta.

Como funciona um planejamento financeiro? Clique aqui e saiba mais sobre!

Destine os Valores Com Sabedoria

Tenha sempre parte do investimento em metas de curto ou curtíssimo prazo como forma de ‘recompensar’ as demais renuncias que você terá de fazer ao longo da jornada. Em seguida, converse com seu consultor financeiro e avalie quais investimentos podem ser ajustados para seus objetivos. Se você deseja comprar um apartamento a vista, por exemplo, um investimento de longo prazo pode ser a escolha mais sábia, pois irá gerar rentabilidade de acordo com a sua necessidade. Não perca seu dinheiro apenas guardando, saiba como e onde investir!

Se interessou? Leia o nosso artigo sobre os Benefícios De Ter Um Consultor Financeiro

Realoje o Que Não Couber no Orçamento

Caso você perceba que as metas estão ultrapassando sua capacidade financeira, encontre formas de realojar e tornar esses sonhos possíveis. Há quem opte por prolongar o prazo, aumentando o tempo de rentabilidade para que o valor necessário seja atingido.

Uma dica simples é buscar realizar seu sonho sem gastar tanto, por exemplo, se pretende viajar, procure passagens em dias mais baratos, reserve o hotel com bastante antecedência e procure regiões que não sejam afetadas pela especulação turística, assim você conseguirá reduzir o custo total do seu objetivo e poderá realiza-lo.

Não Desista!

A jornada de organização e consolidação de metas e objetivos tende a ser árdua, especialmente para quem não está acostumado a poupar. Sendo assim, tenha em mente que você talvez falhe vez ou outra e que isso é totalmente compreensível. Não faça da falha um hábito, mas sim um aprendizado.

Comece agora mesmo e não perca mais tempo pensando em como seria se você estivesse guardando dinheiro e correndo atrás de seus objetivos. Aproveite para analisar o que você realmente deseja atualmente, pois quanto mais verdadeira for sua meta, mais fácil será lidar com renúncias para usufruir das vantagens em longo prazo!

Dúvidas? Deixe nos comentários que responderemos o quanto antes. Conte conosco!

 

Fazer download do e-book