Como Funciona um Planejamento Financeiro? Saiba Agora!

Tempo de leitura: 3 minutos

Conquistar a independência financeira, trocar o carro ou até mesmo juntar dinheiro para realizar a tão sonhada viagem em família são desejos comuns entre a maioria dos brasileiros. Tais desejos são raramente alcançados da forma mais simples devido ao mal planejamento de gastos e a falta de educação financeira que percorre a sociedade atual.

Você tem sonhos e metas traçados?

Se você tem algum sonho, independentemente de qual seja, saiba que com o planejamento financeiro adequado, foco e determinação você conseguirá atingi-lo muito antes do esperado! Você terá disposição e condições financeiras para ir cada vez mais além. Para isso, é preciso compreender o funcionamento do planejamento financeiro e visualizar os benefícios em longo prazo que a mudança nos hábitos de consumo podem trazer.

Compreendendo o Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é um modelo de análise de despesas e receitas que auxilia na organização e controle dos gastos, além de facilitar a projeção financeira e possibilitar a conquista de metas e objetivos estabelecidos em curto, médio e longo prazo. Ele planeja uma vida financeira saudável e excelentes rendimentos.

Em geral, o planejamento financeiro pode ser realizado por qualquer pessoa, mas o auxílio de um profissional capacitado faz total diferença nos resultados, visto que o olhar é mais objetivo e os apontamentos são precisos, poupando tempo e dinheiro. Se você busca um planejamento financeiro que apresente resultados constantes, a ajuda de um consultor é fundamental para organizar os gastos e analisar quais mudanças podem ser realizadas em prol de uma rentabilidade cada vez maior.

Clique aqui e se aprofunde em nossa serie de 6 passos sobre Planejamento Financeiro!

Como Montar o Planejamento Financeiro Ideal

O consultor irá analisar quais são as verdadeiras metas do cliente e as adequará ao padrão de vida que ele está acostumado, afinal, o planejamento financeiro trabalhará sempre dentro dos limites colocados pela receita mensal de cada pessoa. É bem exclusivo. Uma vez estabelecidas as metas, será possível montar o planejamento financeiro ideal, gerando a rentabilidade necessária para cada um dos objetivos.

O planejamento financeiro de quem deseja a independência financeira não será o mesmo de quem deseja adquirir um novo imóvel, da mesma forma que quem possui uma renda mensal de R$ 5.000,00 não poderá trabalhar com os mesmos parâmetros de quem recebe um salário de R$ 50.000,00 ao mês.

A presença do consultor é necessária para realizar o ajuste e tornar todos os sonhos palpáveis, de modo com que o orçamento seja suficiente sem que para isso você tenha de abrir mão do conforto e bem-estar no dia a dia.

Feito isso, será necessário observar cada um dos gastos e suas respectivas relevâncias. Assim, será possível identificar para onde está indo o dinheiro gasto e até mesmo analisar uma forma de economizar e poupar mais. Uma vez que você obtiver o controle dos gastos e despesas, será possível prever as movimentações financeiras, alcançando uma vida financeira saudável e livre de surpresas no extrato.

Por fim, o consultor irá apontar investimentos que caminhem de acordo com as metas estabelecidas e que sejam seguros o suficiente para não prejudicar o orçamento.

A Importância do Acompanhamento

Recomenda-se que o planejamento financeiro seja acompanhado de perto. Seu consultor deve estar próximo dos investimentos escolhidos e resultados da mudança de hábitos relacionados aos gastos.

Acompanhar de perto do planejamento financeiro também permite ajustes graduais, fazendo com que a rentabilidade seja cada vez maior e até mesmo redirecionando determinados investimentos em caso de emergências de curto e médio prazo. Uma vez que se conhece cada um dos gastos, torna-se mais fácil controlar e administrar as receitas e despesas.

Interessado? Clique aqui e leia nosso artigo: Consultoria de Investimentos – Tudo Que Você Precisa Saber

Questionamentos Fundamentais Para Começar um Planejamento Financeiro

Se você ainda está se questionando sobre a eficiência do planejamento financeiro, faça algumas perguntas a si mesmo: Qual meu objetivo em curto, médio e longo prazo? Quanto cada um desses objetivos irá me custar? Como conseguirei alcançar cada um deles sem que para que isso eu tenha de abandonar os demais objetivos?

Você verá que o planejamento financeiro é a forma mais simples, e também mais eficiente, de garantir uma organização do seu dinheiro ao mesmo tempo em que dedica o valor poupado para metas futuras. Além de ser um método organizado e objetivo, o planejamento financeiro auxilia no dia a dia quando o assunto é finanças, e possibilita uma visão ampla acerca de cada um dos seus objetivos e metas.

Profissionalize Suas Finanças e Resultados!

Fale com um de nossos consultores e tenha certeza que suas finanças podem ter um resultado melhor. Estamos aqui para que seu planejamento financeiro seja capaz de realizar suas metas e objetivos.

Clique aqui e agenda agora uma reunião conosco!

Fazer download do e-book