O Que é um Cisne Negro no Mercado Financeiro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Dentro do mercado financeiro, a expressão ‘Cisne Negro’ é utilizada para se referir a eventos totalmente imprevisíveis, mas que possuem alto impacto no universo das finanças.

Mas o termo que ganhou força no mercado financeiro surgiu de uma publicação bem mais ampla.

“A Lógica do Cisne Negro”

Em 2007, Nassin Nicholas Taleb publicou o best-seller intitulado “A Lógica do Cisne Negro”.

De forma simplificada, um cisne negro é para Taleb, todo e qualquer evento que não possa ser previsto, mas que possui grande impacto na sociedade.

O termo faz referência a descoberta do cisne negro por parte dos europeus, na região da Austrália no ano de 1697. Até então, ninguém no velho continente sabia da existência de uma espécie de cisne que não fosse branca.

O autor aponta as semelhanças entre fenômenos como o 11 de Setembro e o surgimento do Google, categorizando-os como os verdadeiros exemplos de cisnes negros do século XXI.

Nassin sustenta essa categorização defendendo que ambos os eventos transformam a realidade como conhecemos, tanto por transformarem a realidade que temos conhecimento, quanto por sua imprevisibilidade.

Certamente você não imaginava algo como o Google antes do mesmo existir, mas hoje usufrui de todas suas facilidades.

O mesmo ocorre com os demais eventos cotidianos imprevisíveis, que surpreendem devido à fragilidade do conhecimento humano acerca do desconhecido e que permanecem enraizados na sociedade por serem intensos e por abrangerem grande parte da população.

Cisne Negro: Imprevisível, Impactante e Transformador

O principal ponto que você precisa ter em mente para compreender o que é um cisne negro é que sua característica mais marcante é a imprevisibilidade. Todos são pegos de surpresa e precisam se adaptar à nova realidade.

Com certeza você conhece alguém que dizia ter certeza de que grandes cisnes negros estavam para acontecer, mas a verdade é que um cisne negro surge sem qualquer predeterminação, sendo impossível calcular seu início e intensidade.

Além disso, os eventos cisnes negros tendem a ser intensos e árduos.

Justamente por serem inesperados, Cisnes Negros geram um grande impacto no ambiente em que ocorrem, promovendo mudanças que ficam registradas no curso da história.

Um Cisne Negro dentro do mercado financeiro carrega estas mesmas características, e levanta a pergunta:

Como lidar com o imprevisível no mercado financeiro?

Como não sabemos quais serão os cisnes negros que surgirão com o passar dos anos, devemos estar preparados financeiramente para lidar com os tempos difíceis.

Em uma crise, por exemplo, há grandes possibilidades de queda na oferta de empregos e aumento nos impostos.

É preciso que você possua uma estabilidade financeira para se manter durante esse período e até mesmo vir a superar a crise lucrando com as oportunidades que surgirem após o caos.

Qual sua situação financeira? Descubra com o nosso Diagnóstico Financeiro gratuito!

Ao analisar a situação por um viés racional, é importante possuir uma carteira de investimentos diversificada, ou como diz o ditado: não colocar todos os ovos numa mesma cesta.

Dentro dessa diversificação de investimentos, é preciso dar prioridade aos ativos seguros, como a Renda Fixa, o Tesouro Direto e Fundos Moderados.

O restante, cerca de 10 a 20%, dependendo do seu perfil de investidor, pode ser aplicados em investimentos de alto risco como ações, visando um lucro maior sem perdas significativas no patrimônio.

No vídeo abaixo, nosso consultor Mário Pereira aborda de forma mais completa a estratégia para se prevenir contra Cisnes Negros. Confira:

A pergunta que fica é:

Você está preparado para o próximo acontecimento?

Todo cisne negro irá afetar o mercado financeiro, cabe a você estar preparado para os impactos desse evento e trabalhar com estatísticas já conhecidas para evitar prejuízos.

Em tempos de cisne negro vale a pena tirar o pé do acelerador e se proteger com investimentos seguros.

‘A Lógica do Cisne Negro’ se tornou um dos livros mais influentes não por ensinar o conceito de cisne negro e sua importância na sociedade, mas sim por conscientizar os leitores acerca da volatilidade do mercado e trabalhar a reação diante situações de crises.

Gostou? Deixe sua opinião sobre Cisnes Negros nos comentários.

Até mais!