Casamento: Devemos Investir Juntos ou Separados?

Tempo de leitura: 3 minutos

Morar junto, dividir as contas, compartilhar uma rotina e criar um futuro ao lado de quem você tanto gosta é o sonho da maioria dos brasileiros, mas poucos são os que pensam na organização financeira do casal e em como investir após a oficialização do matrimônio.

Organizar as despesas pode não parecer tão simples, mas é fundamental para que o casal não apenas viva com tranquilidade, mas que também enriqueça com o passar dos anos e tenha, nos resultados dos investimentos, a oportunidade de viver e experienciar novas aventuras.

Planejamento Financeiro Familiar

O primeiro passo para que um casal organize seus investimentos está no planejamento financeiro familiar, ou seja, uma análise detalhada de todos os gastos, receitas, empréstimos e prestações em curto, médio e longo prazo que estejam relacionadas ao controle financeiro familiar.

Também no planejamento financeiro é possível observar as metas e objetivos criados, como a formação de uma reserva de emergências, o planejamento de uma viagem para o exterior ou até mesmo a compra de novos imóveis, tudo deve estar meticulosamente detalhado e discriminado para que o casal determine como serão realizados os investimentos.

Há quem opte pelo planejamento financeiro individual, mas quando falamos de uma relação familiar, especialmente com despesas relacionadas à filhos e a própria casa, é necessário criar um planejamento amplo e que contemple todos os gastos e despesas da família como um todo.

Interessado no assunto? Baixe agora o nosso ebook gratuito 10 Passos Para Casais Enriquecerem Juntos

 Entendendo o Perfil Financeiro do Casal

Após elaborar o planejamento financeiro familiar, tanto você quanto seu parceiro (ou parceira) devem entrar em comum acordo sobre a contribuição e designação de determinados pagamentos. Por exemplo, quando um pagar a conta de luz, o outro quita a conta da internet; cada semana uma das partes se responsabiliza pelas compras e assim por diante.

Dessa forma é possível analisar quanto cada um irá destinar para os gastos da casa e, consequentemente, quanto será possível disponibilizar para investimentos e aplicações. Caso os salários não sejam equivalentes, é importante negociar para que cada um consiga poupar parte de sua receita para investimentos pessoais, de modo que não estejam relacionados diretamente com o planejamento financeiro familiar. Em suma, o casal deverá decidir sua compatibilidade financeira e o quanto cada um poderá contribuir todos os meses.

Estabelecendo Planos e Metas

Com a divisão de despesas definida, é hora de colocar a mão na massa! O casal deve priorizar os investimentos familiares, cujos objetivos tendem ao longo prazo e que, em sua maioria, exigem um valor mais alto de investimento. É fundamental que esses investimentos contemplem metas como independência financeira, aposentadoria e a reserva para emergências, pois essas metas são fundamentais para a construção do futuro.

Paralelo a estes investimentos, o casal deve possuir aplicações pessoais, destinadas aos desejos individuais, como trocar de carro, comprar uma bolsa de grife, oferecer auxílio e segurança financeira para os pais e familiares ou até mesmo para um presente ou experiência pessoal. Essa simples divisão faz com que a individualidade de cada parte seja respeitada e contemplada sem prejudicar os gastos familiares, evitando possíveis problemas e discussões em longo prazo.

Conheça dicas poderosas de economia doméstica para toda a família!

Os Melhores Investimentos Para Casais

Uma vez que estiverem investindo juntos, o casal deve optar por aplicações seguras e com baixo risco, devendo dar preferência especialmente para os investimentos de Renda Fixa, assim como LCI, LCA, LC, Tesouro Direto e Tesouro IPCA, opções essas que oferecem baixíssimos riscos e garantem boa rentabilidade em longo prazo, ideal para quem planeja o futuro e deseja começar a construir seu patrimônio. Essa é a hora de ter um planejamento financeiro bem definido em mãos, e a V10 Investimentos pode te ajudar.

Construa um Futuro Rico Com Quem Você Ama

Com as metas definidas e os objetivos anotados, é hora de o casal procurar a ajuda de um consultor da V10 para começar a aplicar o dinheiro e transformar todos os sonhos em realidade. Iremos te auxiliar na escolha dos investimentos e garantir a melhor rentabilidade para cada uma das metas escolhidas. Assim o casal não apenas cresce, como também enriquece juntos!