Carro Zero ou SemiNovo: Qual a Melhor Opção?

Tempo de leitura: 3 minutos

Trocar de carro já faz parte do planejamento financeiro da maioria dos brasileiros, mas como saber qual a melhor opção na hora de financiar um novo veículo? Adquirir um carro zero e obter todas as vantagens da montadora ou pagar (bem) menos por um veículo já usado?

A Paixão Brasileira Pelos Carros

Que os brasileiros são apaixonados por carros não há o que dizer. Inúmeras marcas e modelos chegam ao consumidor todos os anos, fazendo que não apenas a troca de veículos aconteça com mais frequência, mas também garantindo que os veículos seminovos se tornem populares e os principais modelos sejam mais acessíveis.

Contudo, junto ao desejo de comprar um novo carro é preciso ter a certeza de estar fechando um bom negócio, afinal, o carro é um bem de alto valor e tanto seus ajustes quanto manutenções podem custar caro para o comprador. Para evitar essas dores de cabeça e garantir uma boa compra, é preciso realizar pesquisas e avaliar qual o melhor modelo para o seu orçamento atual e se você deve investir em um modelo zero ou optar pelo seminovo.

Vale a Pena Comprar SemiNovo?

Os carros seminovos são altamente atrativos para quem deseja um carro que não fuja do seu planejamento financeiro e mesmo assim esteja acima do seu poder aquisitivo. Essa proposta pode soar interessante em um primeiro instante, mas é preciso lembrar que todos os demais custos serão equivalentes ao valor integral do carro e não ao fato de ser um seminovo.

No entanto, o seminovo tem como principal vantagem o desconto dado pela depreciação do veículo, variando entre 10% e 20%. Em muitos casos o seminovo está sendo revendido por inadimplência do proprietário anterior, estando completo em relação aos acessórios e equipamentos.

Uma dica para quem deseja um seminovo é buscar por modelos que ainda estejam na garantia da montadora, ou seja, que possuam algum tipo de suporte, pois é comum que após o terceiro ano de uso o carro comece a apresentar falhas e necessite trocar algumas peças. Nesse ponto o barato pode sair caro, então fique atento!

Como organizar suas metas e objetivos? Saiba mais clicando aqui.

 As Vantagens do Carro Zero

Ao mesmo tempo, aqueles que sonham com um carro zero se lamentam pelos altos preços nas concessionárias, que é somado ao valor de acessórios e gadgets necessários para o dia a dia. Essa conta tende a ficar assustadora, principalmente com carros de valores mais altos.

Em contrapartida, o gasto com manutenção nos primeiros anos de um carro zero é praticamente nulo e todo o suporte é oferecido pela montadora. No momento da aquisição também há uma negociação do seguro, o que pode economizar boas quantias em longo prazo.

O segredo para adquirir um carro zero é, em caso de financiamento, tornar as parcelas menores que o tempo de garantia oferecido, de modo que você não fique preso à uma dívida que começará a trazer custos. Além disso, é fundamental escolher um modelo cuja a taxa de revenda seja alta e que seja econômico, afinal, você precisará manter os custos normais desse carro.

Você sabe exatamente qual o custo do seu carro? Nossa planilha tira a dúvida se vale a pena andar de transporte alternativo/Uber/Táxi ou continuar com seu carro. Clique aqui e faça o download gratuito agora!

 Lembre-se Dos Custos de um Carro!

É preferível que na hora de adquirir um carro novo, você já possua a quantia planejada em mãos, facilitando as negociações e evitando as altas taxas de juros. Ao mesmo tempo, é importante que seja realizada pesquisa de mercado e busca por modelos que verdadeiramente se encaixem no planejamento familiar.

Em alguns casos vale a pena escolher um modelo básico e adicionar conforto com ar-condicionado, painel digital e melhorias de direção ao investir em um grande carro sem praticidade para o dia a dia.

É preciso considerar fatores como manutenção, combustível, gasto de pneus, combustível, IPVA, seguro, estacionamento e financiamento quando orçar o carro dos sonhos, pois isso implicará diretamente nos gastos mensais. Acima de tudo, é preciso lembrar que um veículo não é um investimento e seu valor só irá desvalorizar, então quanto mais caro for o modelo escolhido, maior será a desvalorização.

O segredo é não ceder ao impulso e avaliar sempre seu planejamento financeiro, se a compra está dentro do orçamento proposto inicialmente, pois em longo prazo você sentirá o verdadeiro custo desse veículo. Com muita calma, pesquisa e uma boa quantia para entrada você certamente encontrará o carro perfeito para a sua rotina!