Aprenda a Economizar Nas Contas do Dia a Dia

Tempo de leitura: 4 minutos

Aprender a economizar nas contas do dia a dia faz toda a diferença quando começamos a investir, pois cada centavo poupado se transforma em dinheiro que poderá ser rentabilizado para gerar ainda mais capital no futuro através das aplicações certas. Para quem está começando agora no mercado financeiro, economizar pode não parecer algo tão fácil ou intuitivo, mas com as dicas corretas e disciplina tudo ficará mais simples!

Quanto Você Gasta Por Mês?

Se você quer economizar deve, primeiramente, saber quanto você ganha e gasta todos os meses. Tenha uma planilha de controle financeiro e discrimine todas as receitas e despesas mensais, de modo que seja possível visualizar o direcionamento que seu dinheiro está tomando e assim analisar possibilidades de economia.

Vale lembrar que você deve sempre gastar menos do que ganha e deve poupar cerca de 20% de sua renda líquida todos os meses para investimentos. Para quem deseja tornar a rentabilidade aplicada ainda maior, economizar ao longo do mês e investir tal dinheiro é a opção mais simples e eficaz.

Ao conhecer seus gastos você verá o quanto gasta todos os meses em cada setor e poderá elaborar estratégias de contenção de gastos ou estabelecer novos hábitos financeiros. Contudo, se você não conhece suas despesas, pode acabar por se perder em meio a tantos valores e, consequentemente, terminar gastando muito mais do que o esperado.

Clique aqui e faça o download das nossas planilhas, desenvolvidas para ajudá-los a manter suas finanças sob controle!

A Importância do Controle Financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para quem busca saúde financeira e procura estratégias de como juntar dinheiro sem prejudicar o estilo de vida. Para saber como investir o dinheiro é preciso conhecer o seu potencial financeiro e somente então designar os valores para suas respectivas aplicações. Além disso, o controle financeiro permite o bom estabelecimento de um planejamento financeiro familiar, possibilitando o alcance de metas e objetivos para toda a família, podendo inclusive, garantir o pagamento dos estudos das crianças e a independência financeira dos mais velhos.

Dicas Para Economizar Todos os Dias

A melhor forma de economizar no dia a dia é começar pagando todas as contas em dia e evitando a cobrança de juros e demais taxas de cobrança. As contas fazem parte da dinâmica financeira da casa, portanto não devem ser deixadas de lado. Caso prefira, deixe-as programadas para débito automático, mas não se esqueça de conferir os valores todos os meses para realizar o controle de gastos.

Na hora das compras, tenha sempre dinheiro em mãos; embora o cartão seja prático, ele impede negociações e descontos que geralmente são disponibilizados para pagamento à vista. Perca o medo de pechinchar!

Além disso, comprar com dinheiro faz com que você não compre por impulso e tenha maior autocontrole, evitando gastos supérfluos por impulso. Conhecer o cartão de crédito com o qual opera pode facilitar em determinadas compras, mas é preciso muito cuidado para não transformar as vantagens de seu cartão em motivo para novos gastos.

Caso exista alguma dívida, a quitação da mesma deve se tornar uma prioridade. Negociar diretamente com o banco pode ser uma alternativa para aliviar as parcelas e reduzir taxas. Não crie mais dívidas para quitar as já existentes!

Quer mais dicas sobre controle na hora de usar o cartão de crédito? Clique aqui e leia o artigo: Saiba como utilizar seu cartão de créditos sem criar dívidas!

Perceba quais são os principais gastos e tente eliminar aqueles que parecem inofensivos, mas que tomam conta de boa parte de seu orçamento, como o café fora de casa ou o almoço com os colegas de empresa todos os dias. As marmitas são alternativas simples (e mais saudáveis) para quem costuma gastar com alimentação ao longo do dia. Antes de fazer as compras, no entanto, crie uma lista de alimentos necessários e tente seguir ao máximo a lista, assim você economizará tanto no supermercado quanto na alimentação do dia a dia.

Siga todas as dicas que já estão batidas para redução de custo de energia elétrica, como desligar os aparelhos da tomada, tomar banhos mais rápidos e evitar o consumo de energia em horários de pico. A escolha das lâmpadas também interfere nas contas, por isso dê preferencia aos modelos mais econômicos na hora de trocar a iluminação de sua casa.

Cancele serviços que não utiliza, como revistas, assinatura de canais, pacotes de internet ou demais serviços. Esses pequenos detalhes podem consumir boa parte de seu orçamento sem que você perceba. O valor economizado fará com que os minutos gastos no telefone valham a pena.

Por Que Economizar?

Se você sonha em investir muito dinheiro, é preciso que você primeiramente possua esse valor disponível para aplicar. Sendo assim, é mais do que necessário ficar atento aos pequenos gastos do cotidiano para evitar que tais despesas se tornem um fardo a ser carregado. Ao economizar no dia a dia você estará agindo em prol do seu futuro, poupando para investir em seus sonhos e metas. O primeiro mês será o mais difícil, mas após perceber o resultado sua mente entenderá a importância de economizar!

 

Está interessado em mudar seus hábitos financeiros e planejar seus investimentos? Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma reunião!

Fazer download do e-book