Apendendo a Investir: Saiba Qual Tipo de Investidor Você É!

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Chegou agora no mercado financeiro e quer começar a investir para fazer com que seu dinheiro renda ainda mais? Vamos com calma! Para começar a aplicar com sabedoria e tornar seus investimentos realmente rentáveis para suas metas é preciso compreender qual tipo de investidor você é e quais são as melhores estratégias de investimento para que seus lucros atendam suas expectativas.

Os Diferentes Tipos de Investidores

Investir não é uma tarefa simples e tampouco pode ser realizada sem preparo. Cada pessoa busca, através dos investimentos, alcançar determinados objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou familiares; sendo assim, alguns pontos precisam ser estabelecidos antes de começar a se aventurar no mercado financeiro.

O primeiro ponto é que cada investidor deve conhecer seu patrimônio e entender quais riscos está disposto a correr para aumentar seu lucro. O perfil de investimentos é elaborado com base, principalmente, na personalidade do investidor, somados à sua tolerância aos riscos e o objetivo final dos investimentos. Logo, se você busca investir para comprar uma casa em dois anos, sua carteira de investimentos será diferente de um investidor que busca apenas manter seu dinheiro rendendo para uma aposentadoria tranquila. Percebe?

Clique e saiba Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Consultoria de Investimentos

Para que você entenda um pouco mais sobre os perfis de investimento e descubra qual o seu modelo ideal para investir, separamos aqui as três principais categorias de investidores e suas características relevantes:

Conservador

Ser um investidor conservador é o primeiro passo para quem chega no mercado de finanças, não apenas por ser um modelo seguro de investimentos, mas também por permitir um conhecimento acerca dos demais setores sem prejudicar a renda ou comprometer os demais investimentos em longo prazo. Pessoas acima de 40 anos e iniciantes no mercado de finanças forma a principal parcela de investidores conservadores atualmente.

O perfil conservador tem como objetivo preservar um patrimônio já existente sem correr riscos, ou seja, passando por baixíssimas oscilações e ainda assim garantindo boa rentabilidade. Aplicações do Tesouro Direto, CDI, CDB, LCI e LCA são as principais formas de investir para o perfil conservador.

Se interessou? Clique aqui e leia o artigo: Investidor Conservador: Onde Aplicar O Seu Dinheiro?

Moderado

O perfil moderado de investidor trabalha em busca de reservas em longo prazo, estabilidade e crescimento de patrimônio. Ao contrário do conservador, o investidor moderado já se arrisca em rendas variáveis, buscando versatilidade na carteira de modo a obter o melhor que cada tipo de investimento tem para oferecer.

Aplicações como Fundos Imobiliários, Letras Financeiras e Tesouro IPCA são vantajosas para esse perfil de investimentos.

Agressivo

O investidor agressivo está sempre em busca de maiores lucros em médio e longo prazo, mesmo que isso traga grandes riscos para sua carteira de investimentos. Em geral, o principal objetivo do perfil agressivo de investimentos está em garantir o crescimento de seu patrimônio para atingir metas e objetivos. A dinamicidade faz parte do dia a dia do investidor agressivo, mas ao contrário do que muitos pensam, não é apenas de renda variável que se monta uma carteira.

Há quem invista até 80% em renda variável, mas para isso é necessário muito estudo, dedicação diária e acompanhamento com consultoria financeira pessoal para evitar grandes perdas.

Qual o Seu Perfil Para Investimentos?

Encontrou seu perfil para investimentos? Se você está começando a investir agora, a melhor opção é manter-se com estratégias conservadoras até que você tenha conhecimento suficiente para investir em outros setores. Caso seja necessário investir de modo agressivo, vale a pena o acompanhamento por parte de um consultor financeiro pessoal, de modo que os investimentos sejam orientados e supervisionados.

Conheça 6 Benefícios De Ter Um Consultor Financeiro Cuidando Do Seu Dinheiro

Os melhores investimentos surgirão com o tempo e para saber identificá-los é preciso que você tenha conhecimento e experiência no mercado de finanças. Portanto, se ainda está com dúvidas ou busca uma orientação personalizada e mais objetiva sobre as melhores formas de investir, é recomendado o suporte de um consultor financeiro, para que você compreenda cada uma das aplicações disponibilizadas e sabia conciliar seus investimentos com as metas e objetivos já estabelecidos. A consultoria financeira é fundamental para investir com sabedoria e, principalmente, para saber como investir dinheiro sem prejudicar suas finanças pessoais.

Entre em contato com um de nossos consultores e agende já uma reunião!

 

 

Fazer download do e-book