7 Dicas Para Juntar Dinheiro em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

Chega de Desculpas!

Guardar dinheiro nunca foi um hábito comum entre os brasileiros, especialmente quando levamos em consideração os últimos anos e a famigerada crise. No entanto, juntar dinheiro é uma tarefa simples e, quando deixamos a desculpas de lado, se torna ainda mais fácil. O grande desafio é começar, depois é só observar sua reserva crescer e pensar em como aproveitar todo o dinheiro poupado!

Aprenda a Economizar

Se você não sabe por onde começar, mas quer poupar e juntar todo o dinheiro que gasta com supérfluos ao longo do ano, siga nossas dicas e comece a estudar sobre investimentos. Em alguns meses você perceberá uma grande economia em seus gastos diários e poderá acompanhar seu dinheiro trabalhando por você.

Clique aqui e leia o nosso artigo que te dá dicas poderosas de economia doméstica!

1.     Anote os Gastos

O primeiro passo para começar a juntar dinheiro é saber quanto você ganha e quanto gasta todos os dias. Anote cada um de seus gastos (até o cafezinho!) e veja se está sobrando algum valor ao final do mês. Poupar não é só gastar menos do que se recebe, mas sim gastar apenas o necessário e guardar todo o restante. Somente conhecendo seus gastos você poderá analisar quanto pode economizar e quanto você realmente precisa para passar o mês sem apertos.

2.     Retire Parte das Economias Antes de Gastar

Após receber seu salário, retire parte do valor e direcione para os investimentos. Essa simples atitude evita que você gaste todo o seu dinheiro e não sobre nada para poupar. Separe entre 10% e 20% de seu pagamento nesse primeiro momento, você não irá se arrepender!

3.     Tenha um Cofre

Sabe as moedinhas que sempre ficam nos bolsos? Elas também são dinheiro. Crie o hábito de esvaziar os bolsos em um cofre todos os dias, de modo com que seu troco esteja sempre guardado. Ao final do mês ou a cada quinze dias, retire esse dinheiro e deposite em seus investimentos. Ou até mesmo se presenteie com uma meta de curtíssimo prazo, como jantar em um restaurante que você gosta ou uma ida ao cinema. Pode parecer que não, mas as moedas e os trocados fazem muita diferença para quem aprendeu a guardar!

4.     Venda Objetos Que Não São Utilizados

Um sofá antigo, roupas que não combinam mais com seu estilo, uma grelha elétrica e até mesmo aquela esteira de corrida que você não usa há mais de dois anos e que só ocupa espaço em sua garagem. Todos esses itens podem ser revertidos em dinheiro para realizar novos sonhos. Desapegue de tudo o que está sobrando e venda para quem precisa. Assim você poderá juntar ainda mais dinheiro do que esperava.

5.     Evite Comprar Por Impulso

A mais importante das dicas para conseguir juntar dinheiro é o autocontrole na hora das compras. Essa regra vale para o suco na hora do almoço e para a bolsa que você se apaixonou na vitrine, ou seja, para todo tipo de gasto.

Antes de comprar algo, pense em quanto aquilo irá custar e em como esse dinheiro pode ser melhor aplicado através de investimentos. Não compre nada por impulso e analise se é algo que realmente precisa. Caso a resposta seja positiva, avalie e compare preços para garantir que fez a melhor compra. Você economizará muito mais do que pode imaginar!

6.     Conheça Suas Metas e Objetivos

Para manter-se focado e não desanimar na hora de juntar dinheiro, faça uma lista de metas e objetivos que serão cumpridos com o dinheiro das economias. Caso seja necessário, ande com uma imagem que represente seus maiores sonhos na carteira. Assim você visualizará seus maiores sonhos e pensará ainda mais antes de gastar sem necessidade. Quando as metas estão claras, as chances de você desviar dos objetivos são muito menores.

7.    Comece Hoje Mesmo!

Se você chegou até aqui e pensou “amanhã eu começo” tenha a certeza de que você não irá poupar em 2018. A procrastinação é o que impede qualquer pessoa de enriquecer, portanto, comece hoje mesmo! No site da V10i disponibilizamos uma planilha de Controle de Gastos Pessoais, que pode te ajudar a organizar suas finanças de forma prática.

Interessado? Clique aqui e leia nosso artigo: Como funciona um planejamento financeiro

Após a primeira semana você já vai perceber o dinheiro poupado e ficará ainda mais fácil economizar e juntar mais dinheiro. Faça isso ao longo dos meses e você terá uma boa reserva ao final do ano para realizar seus maiores sonhos!

Conte com a V10 para que suas metas financeiras sejam alcançadas. Entre em contato com um de nossos consultores e tenha certeza que suas finanças podem ter um resultado melhor.

Clique aqui e agende uma reunião conosco!

 

 

Fazer download do e-book