6 Dicas Para Aproveitar a Black Friday 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

As ofertas do Black Friday são uma boa oportunidade para comprar aquilo que você estava precisando e ainda economizar, mas neste momento é preciso atenção redobrada para não acabar caindo no conto do “falso desconto”.

Final de ano é época de comprar presentes na Black Friday, muitas vezes já pensando no amigo oculto de Natal. Embora seja uma oportunidade de ter melhores preços, é preciso ter cuidado para não gastar mais do que o necessário! Inclusive, antes mesmo de pensar em comprar alguma coisa no período da Black Friday é preciso primeiro ter certeza de que há necessidade. Há dinheiro disponível para a compra?

Se você não faz um controle financeiro com uma planilha financeira e tem a tendência a se descontrolar com as contas, pense duas vezes antes de comprometer o seu orçamento. Outro fator muito importante é a segurança das suas compras. Por ser uma época aguardada e com promessas de grandes descontos, é preciso ficar atento. Evite cair em uma tentativa de fraude!

A seguir, vamos apresentar 6 dicas para que você não perca dinheiro e evite cair em armadilhas desta época. Continue a leitura para conhecer em detalhes as 6 dicas:

1. Saiba Qual o Seu Orçamento

Conhecer os seus ganhos e gastos é o primeiro passo para se organizar o orçamento. Assim, você evita problemas financeiros. Antes de decidir o que vai comprar na Black Friday, faça um diagnóstico das finanças. Conheça seu orçamento e saiba quanto você pode gastar durante a Black Friday.

Caso sua situação esteja confortável e você decida que é o momento de comprar alguns itens importantes, vá em frente. Mas não antes de ler as nossas próximas dicas.

Embora a Black Friday seja uma forma de economizar, você ainda possui suas metas e seus investimentos, é preciso permanecer focado nos ganhos em longo prazo e não deixar se enganar por toda e qualquer promoção que surgir nesse período.

2. Faça uma Lista de Compras

Assim como você faz com seus investimentos, faça uma lista com os seus desejos para esse momento. Anote tudo o que você precisa compara e comece a organizar a lista através das prioridades.

É importante sempre ter a lista em mãos. As ofertas diferenciadas certamente farão você repensar na necessidade de um produto que você já tem ou que você não precisa. Com a lista, seus desejos ficam claros e você mantém o foco.

Veja 10 Aplicativos de Finanças Pessoais Que Irão te Ajudar!

3. Pesquise e Conheça os Preços Antes da Black Friday

Essa dica é importante e vale para qualquer momento em que você precise fazer uma compra, não somente em época de Black Friday.

A chave para conseguir bons preços e evitar cair em ciladas é sempre pesquisar os produtos e serviços com antecedência para conhecer bem qual é o preço justo.

Diversas empresas costumam oscilar o valor de determinado produto, colocando-o acima do seu verdadeiro custo para fazer com que o desconto proposto seja atrativo. Esse golpe vem recebendo punição no Brasil, mas é sempre bom estar atento.

Ao conhecer o verdadeiro preço de determinado produto ou serviço, você saberá apontar se o desconto vale a pena.

4. Cadastre-se Nos Site de Seu Interesse

Comece a se cadastrar nos sites que possuem os produtos que lhe interessam. Desse modo, as promoções e cupons de desconto chegarão em seu e-mail sem que você precise passar horas procurando. As lojas online tendem a gratificar aqueles que inscrevem seus e-mails com cupons entre 5% e 10% de desconto!

5. Autocontrole: Não Compre Por Impulso

De nada adianta conhecer os preços, os sites, os produtos e acabar errando a mão na hora das compras. A Black Friday deve ser vista como uma oportunidade para economizar e aproveitar boas promoções, não necessariamente como um momento para adquirir tudo o que surgir pela frente. Nesse momento a lista é fundamental e auxilia no autocontrole.

O maior erro está sempre na impulsividade, no desejo de comprar algo apenas por parecer uma boa oportunidade no momento.

6. Que tal Investir ao Invés de Gastar?

Em muitos casos vale mais a pena juntar dinheiro para comprar itens mais caros ou até mesmo investir o dinheiro para fazer as compras em um prazo mais longo. Se o seu objetivo nessa Black Friday é não gastar, mas sim investir, você está no caminho certo para a construção de um patrimônio.

E antes de começar a investir de fato, conheça qual é o seu perfil de investidor para saber qual investimento se adapta melhor aos seus objetivos e prazos de investimento.