5 Motivos Para Você Não Investir Com o Gerente do Banco

Tempo de leitura: 3 minutos

O telefone tocou com uma proposta imperdível do seu gerente? Desconfie! É comum cairmos no impulso de fechar negócio enquanto tomamos um famoso cafezinho na agência. Colocar a proposta na ponta do lápis e calcular todas as taxas que seu gerente não te contou em primeiro momento é fundamental para evitar um mau investimento!

Buscando o Melhor Investimento: Diga Não ao Gerente

Se você busca investir com qualidade e obter rentabilidades significativas em longo prazo, saiba que os grandes bancos são as piores opções para aplicar seu dinheiro e por isso você deve dizer não ao gerente.

Isso não é nada pessoal com o seu gerente nem com a agência que te atende, mas a dinâmica de toda instituição financeira busca aumentar os próprios lucros e, para isso, é necessário realizar transações e negociações internas nas quais você pode estar inserido. O pior, elas não visam cooperar com seu planejamento financeiro, mas sim, obter lucros pensando somente no banco.

Para entender melhor esse processo, separamos cinco motivos pelos quais você não deve investir com o seu gerente e sim buscar uma empresa/profissional de planejamento financeiro para tratar das suas finanças.

1.     Altas taxas e Baixa Rentabilidade

Os investimentos oferecidos pelo banco não são os mesmos presentes nas corretoras. As aplicações passam por uma regulamentação de cada instituição financeira e, dessa forma, recebem novas taxas. Essas taxas administrativas, além de restringirem as opções de aplicações, reduzem a rentabilidade final oferecida ao cliente e tornam os investimentos inviáveis, visto que a aplicação ainda sofrerá os encargos externos como o IOF (dependendo do produto financeiro escolhido).

2.     Produtos Pré-Selecionados

Por se tratar de uma instituição financeira que atende um grupo maior de clientes, seu gerente não te oferecerá investimentos totalmente adequados aos seus planos e metas. O que você receberá é um conjunto de produtos e aplicações pré-selecionados de acordo com o seu perfil. Muitas vezes as ofertas não irão condizer com as suas necessidades e você acabará com um investimento desproporcional ao seu planejamento financeiro inicial. O gerente precisa bater metas e para isso ele oferecerá o que for necessário para ele, não para você.

3.     Conflito de Interesses e Atendimento

Um fato que muitos tendem a se esquecer é que o gerente é um funcionário do banco como qualquer outro e que ele trabalha de acordo com os interesses da instituição financeira. Sendo assim, mesmo que ele te ofereça um bom negócio, essa opção ainda estará trazendo vantagens para o banco em primeira instância. Caso você contrate um consultor financeiro, ele trabalhará exclusivamente para você e não terá conflito de interesses. Todos os investimentos terão como foco os seus objetivos e a sua rentabilidade. Seu sucesso será o sucesso dele também.

4.     Autonomia e Controle dos Investimentos

Quando você entrega seus investimentos nas mãos do banco, você tem pouco ou nenhum controle sobre estes. Certamente você é atualizado sobre a rentabilidade, mas raramente é possível realizar ajustes ou mudanças. Ter autonomia em relação aos próprios investimentos é fundamental para quem deseja lucrar cada vez mais, pois vez ou outra você precisará ajustar seus investimentos ou poderá trocar o que já possui por opções mais rentáveis. O gerente não terá esse controle detalhado e tampouco irá te procurar com melhores ofertas de investimento caso elas apareçam, a não ser que isso o beneficie.. entendeu?

5.     Diversificação de Aplicações

Por fim, é importante citar que as opções de investimento pelos bancos ainda são extremamente restritas e tem como carro chefe a poupança, que oferece rentabilidade irrisória. Os bancos não oferecem, por exemplo, aplicações no Tesouro Direto, reduzindo ainda mais o leque de opções para quem está começando ou quem deseja aplicar seu dinheiro com segurança e rentabilidade.

Alternativas Para Investir Com Sabedoria

Se você já possui aplicações, não continue investindo sozinho, o que vai evitar perdas desnecessárias. Estude sim sobre o mercado financeiro constantemente, mas caso se sinta inseguro e precise da ajuda de um profissional em finanças, não hesite em nos procurar, a V10 Investimentos. Dessa forma, você terá certeza de que os produtos serão escolhidos de acordo com seus objetivos e que, em longo prazo, você não terá problemas se questionando se fez a melhor escolha.

E então, já sabe como responder quando o telefone tocar com a oferta “imperdível” do seu gerente?

Fazer download do e-book